Gerenciar e preservar uma área turística não é uma tarefa fácil. E as Ilhas Faroé, um grupo de ilhas autônomas localizadas entre a Islândia e a Noruega e sob a jurisdição da Dinamarca, criaram uma nova maneira de cuidar da área e ainda receber visitantes ao mesmo tempo.
Recentemente um aviso oficial no site nacional de turismo das ilhas diz “fechado para manutenção, aberto ao voluntourismo”.
O país tomou a decisão de “fechar” seus principais pontos turísticos e atrações durante três dias, de 15 a 17 de abril de 2020, e apenas 100 voluntários serão autorizados a entrar nas ilhas. Em troca de acomodação, alimentação e transporte gratuitos, eles participarão de projetos de manutenção para ajudar a preservar as ilhas.
Quatorze locais turísticos serão fechados ao público, incluindo Slættaratindur – a montanha mais alta das Ilhas Faroé.
+ Lago com águas-vivas de Palau reabre após dois anos fechado
+ Tires estes lugares sagrados da sua lista de viagens dos sonhos
“Para nós, o turismo não se resume a números”, disse Gu CNrið Højgaard, diretor da Visit Faroe Islands, à CNN Travel no início deste ano. “Damos as boas-vindas aos visitantes das ilhas todos os anos, mas também temos uma responsabilidade com a nossa comunidade e com o nosso belo ambiente, e nosso objetivo é preservar e proteger as ilhas, garantindo um crescimento sustentável e responsável”.
As ilhas Faroé registraram um aumento no número de turistas nos últimos anos. Em 2013, 68.000 turistas fizeram a viagem aqui. No ano passado, esse número chegou a 110.000 – o dobro da população das ilhas, de 51.312.
O conselho de turismo das Ilhas Faroé decidiu fechar as ilhas do Atlântico Norte ao público no início deste ano, após temores de que a beleza natural das ilhas pudesse ser arruinada se não fossem tomadas medidas. Na época eles fizeram a experiência piloto com voluntários, onde mais de 3.500 pessoas se inscreveram.
O primeiro grupo de voluntários selecionados para 2020 incluiu viajantes do México, Israel, Austrália, China e Estados Unidos. Højgaard confirmou que, devido à surpreendente popularidade do fim de semana de voluntariado em 2019, as Ilhas Faroé receberão o evento anualmente.
Para mais informações, visite visitfaroeislands.com.