Como dizer a sua família que não apoia a sua aventura
Bem-vindo ao Tough Love, a coluna da Outside USA que a cada duas semanas responde suas perguntas sobre namoro, rompimentos e tudo mais. Nossa conselheira é Blair Braverman, jornalista e autora de Welcome to the Goddamn Ice Cube.
-
Sozinha, de carona e couchsurfing pela América Latina
-
Conselhos de Amyr Klink para você dar o primeiro passo rumo ao seu sonho outdoor
-
Como realizar o sonho de pedalar pelo mundo
“Tenho a sorte de ter um emprego estável que pague muito bem em uma indústria que não é conhecida por sua estabilidade ou remuneração, mas estou bastante infeliz com isso e um tanto desencantado com meu campo de trabalho como um todo. Quando meu contrato de locação do apartamento acabar, eu gostaria de deixar o emprego e viajar um pouco. Desde que terminei a faculdade, porque eu sempre fui de uma coisa para outra. Estou pensando em fazer uma jornada ou em buscar alguma outra aventura ao ar livre estendida por alguns meses – algo fisicamente e mentalmente desafiador – e então descobrir os próximos passos da carreira.
Aqui está o problema: Minha família realmente valoriza a estabilidade e a consistência. Eles não assumem riscos, financeiramente ou fisicamente ou no plano da vida. Estou preocupada sobre como eles reagirão a esses planos – não apenas a parte da “mulher se aventurando sozinha” como a “jogando estabilidade e certeza ao vento e dando um grande mergulho em uma aventura desconhecida com um destino imprevisto”. Eu pensei muito sobre como isso funcionaria financeiramente, e estou bastante confiante de que poderei encontrar trabalho freelancer em minha área para sobreviver depois da aventura, até encontrar um emprego em tempo integral novamente. Mas ainda assim, eu suspeito que meus pais vão enquadrar este anúncio como “ela está fugindo de seus problemas” ou “ela não sabe o quão bom ela tem isso”. Enquanto isso, eu estou enquadrando como “eu me sinto presa em uma área de minha vida, eu trabalhei em melhorar isso, e isso realmente não mudou”. Então agora eu vou focar em um objetivo totalmente diferente. Como eu tenho essa conversa com eles?”
Parece que sua família fez um ótimo trabalho de incutir seus valores em você, porque você está sendo super responsável em seu planejamento de aventura em ambos a médio prazo (como pagar sua aventura) e a longo prazo (como ter um sustentável carreira depois que você terminar). Você tomou a decisão ponderada e corajosa de deixar um campo que o deixa infeliz e está se arriscando para se fortalecer ao longo do caminho. Você pode ou não ouvir isso da sua família, então deixe-me dizer agora: você está fazendo uma coisa incrível e deveria se orgulhar de tudo que fez para chegar até aqui. Estou animada por você!
No dia em que você contar à sua família as novidades, informe a um amigo o que você estará fazendo e, em seguida, peça para encontrar seus pais em um restaurante ou em outro espaço neutro. Isso não é porque é provável que você brigue, mas porque não há nada como sentar entre seus pais no sofá da sua infância para fazer você se sentir como se tivesse 12 anos novamente – e neste caso, você vai querer lembrar que você é uma adulta informando outros adultos da sua decisão de vida. Saiba que você não está pedindo permissão, nem está se desculpando. Na verdade, você está fazendo algo muito melhor: está compartilhando boas notícias.
Espere que eles recuem; até mesmo os pais com a mente mais aberta. Reserve um tempo para responder às suas perguntas, descrevendo os passos que você tomou para planejar a viagem com responsabilidade. Deixe-os saber que você leva sua carreira a sério, e que essa decisão é outra maneira de priorizar seus objetivos de vida. Você pode sugerir planos para fazer uma caminhada ou assistir a um documentário a respeito, para que eles tenham a chance de conceber a viagem de um ângulo diferente. (Isso pode ajudá-los a ouvir sobre isso de alguém que não seja você; alguns pais sempre tratarão ideias de seus filhos como ideias de, bem, uma criança.) Diga a eles que você se sente feliz com sua decisão e que isso significaria muito para tenha seu entusiasmo e apoio. Então dê-lhes um abraço, diga que você os ama e vá embora.
Agora ligue para seu amigo, beba uma cerveja e comemore ou desabafe sobre a conversa da noite. Você fez uma coisa difícil e merece descomprimir com alguém de apoio.
Talvez, uma vez que tenham dormido com ideia, seus pais apareçam. Nesse caso, ótimo! Mas você deve estar emocionalmente preparado para a possibilidade de embarcar nesta jornada sem a sua bênção. Isso não significa que eles não estão orgulhosos de você ou que estão fugindo de seus problemas (bem, exceto por esse em particular). Significa apenas que você terá que seguir em frente sozinha. A família de ninguém concorda com suas decisões 100% do tempo, e se você fez o trabalho para cuidar de si mesma e dar a notícia para eles com compaixão, você fez bem a sua parte. Se, durante suas viagens, você ainda sentir o peso do julgamento de seus pais, envie-os cartões postais em vez de fazer ligações telefônicas. Eles ainda ouvirão de você, mas você estará se protegendo do peso de sua desaprovação.
No longo prazo, pode ser que a única maneira de tranquilizá-los seja fazer a viagem e ficar bem. As narrativas das pessoas mudam. Uma vez que você chega em casa e sua vida está estável novamente – pelo menos por sua definição – você pode ouvi-los falando sobre sua aventura como se eles tivessem aprovado desde o começo ou até mesmo surgido com a ideia em primeiro lugar. Se isso acontecer, apenas sorria e abrace-os. Pode ser irritante, mas significa que eles estão chegando. Eles te ensinaram como viver, e você também está ensinando a eles.