Workshop de fotografia outdoor será realizado nos dias 29 e 30 de setembro

Por Thaís Valverde

Você é mulher, ama as montanhas e quer aprender mais técnicas de como melhor fotografar as mais belas paisagens direto do cume? Então se liga no Workshop de Fotografia Outdoor para Mulheres que será realizado nos dias 29 e 30 de setembro, no Pico do Lopo, em Extrema, Minas Gerais.

O curso é organizado pela fotógrafa Mariana Bernardes, e será ministrado inteiramente ao ar livre, lá na montanha mesmo. A proposta é que além da fotografia, as participantes adquiram uma experiência completa na montanha.

Foto de Mariana Bernardes na Serra do Lopo, local do workshop

A ideia de passar o seu conhecimento para outras mulheres veio depois de observar outras praticantes de montanhismo na Serra da Mantiqueira. “Fazendo amizade com elas, percebei que muitas possuem o equipamento, mas que não sabem manuseá-lo adequadamente. Ou então, tinham muita vontade de fazer fotos realmente boas, só não sabiam como.”

Mas a iniciativa vai além. Para Mariana, o montanhismo é um esporte ainda bastante masculino. “Já passei por uma situação em que fui realizar uma travessia apenas entre amigas e fomos abordadas pelo guarda-parque nos dizendo para “acompanhar o grupo da frente”, pois a trilha tinha alguns trechos, na visão dele, complicados demais para fazermos sozinhas”, conta.

Com o workshop, além de ensinar técnicas de fotografia outdoor, Mariana quer conversar com as participantes, ajudar a também desmistificar e aumentar a presença de mulheres na montanha.

Mariana vai ensinar técnicas para fotografar o pôr do sol, o céu noturno e o nascer do sol

“Quando se trata de fotografia de montanha, não me vem nenhum nome feminino na cabeça. Todas as referências que dominam a cena são homens, e acho que está na hora de ocuparmos esse espaço e mudarmos isso.”

Os pré-requisitos do “Workshop de Fotografia Outdoor Para Mulheres” são possuir uma câmera mirrorless, DSLR ou até mesmo qualquer câmera que disponibilize o uso do modo manual (em que é possível controlar a abertura do diafragma, velocidade do obturador, ISO e outras configurações). Além de alguns equipamentos básicos de montanha, já que haverá um pernoite no cume incluso no pacote. Isolante térmico, saco de dormir e roupas adequadas são indispensáveis.

A trilha para o Pico do Lopo é considerada de nível fácil e é acessível para as iniciantes nesse tipo de atividade. O valor do workshop é de R$ 350,00. Para saber mais e fazer a inscrição, entre em contato no e-mail bernardesmariana@icloud.com.