Eslovaca de 19 anos faz história e vence etapa do modelo olímpico no Mundial da Áustria
Depois de 10 dias de competição, chegou ao fim o Campeonato Mundial de Escalada de IFSC Boulder em Innsbruck, na Áustria. Esta foi a estreia oficial do campeonato em formato olímpico pelo IFSC. A modalidade de escalada estreia nos jogos de Tóquio 2020.
-
Família Makino e as gerações de escaladores campeões
-
Escalada indoor: três exercícios para fazer um treino completo
Os seis atletas masculinos e femininos de melhor pontuação competiram em dificuldade (lead), velocidade (speed) e boulder, e se classificaram para subir nas três modalidades no último dia, um confronto dos melhores competidores do cobiçado título mundial ‘Combinado’ (categoria com resultados de lead, speed e boulder).
Visualizar esta foto no Instagram.
A escaladora eslovaca Janja Garnbret de 19 anos faturou pela primeira vez o combinado no Mundial. Garnbret liderou a rodada com três tops, todos na primeira tentativa.
Com o título do combinado, Janja Garnbret tornou-se a primeira atleta da história a conquistar três medalhas em uma mesma edição de campeonato mundial. A sul-coreana Sol Sa ganhou a medalha de prata e a austríaca Jessica Pilz ficou com o bronze.
Visualizar esta foto no Instagram.
No masculino, na modalidade combinada, o austríaco Jakob Schubert venceu um dos favoritos do campeonato, o tcheco Adam Ondra, e ficou em primeiro lugar. Adam ficou com a prata, e o bronze foi para o alemão Jan Hojer.
No total, Áustria e Eslovênia ficaram empatadas no quadro de medalhas, conquistando quatro. A Eslovênia se destaca como grande potência do esporte por conseguir dois ouros para Janja Garnbret. A Coréia do Sul conquistou três medalhas e República Tcheca, Japão, Polônia e Rússia ficaram com uma medalha.
Visualizar esta foto no Instagram.
Brasil no Mundial
Visualizar esta foto no Instagram.
O time brasileiro encerrou sua participação no campeonato nas semifinais das três modalidades. Entre os homens, o paulista Cesar Grosso foi o escalador brasileiro que fez o melhor tempo na velocidade, ficando em 55ª lugar. No Boulder, o gaúcho Pedro Nicoloso, líder do ranking nacional na categoria e atual campeão brasileiro, ficou em 59ª lugar.
No feminino, a atleta Thais Makino garantiu a melhor colocação brasileira, na 60ª posição na categoria combinada, seguido de Luana Riscado (61ª) e Camila Macedo (62ª). Atualmente, o Brasil não tem atletas entre os 40 primeiros do ranking mundial.