As crianças reagem melhor quando podem explorar novas possibilidades nos esportes outdoor em vez de serem puxadas em situações cada vez mais desafiadoras.
“Muitos pais abordam os esportes com uma mentalidade fixa, dizendo: temos que chegar ao fim desta trilha”, diz Paul Dreyer, CEO da Avid4 Adventure, que instrui crianças de até 3 anos em acampamentos no Colorado e na Califórnia.
Leia mais
+ Os 6 melhores filmes de acampamento de todos os tempos
+ Gente das Águas é o novo podcast da Go Outside
+ Rocky Mountain Games: diversão para toda a família
“Mas você terá muito mais sucesso se disser: ‘vamos melhorar nas duas habilidades que você aprendeu na semana passada'”, conta.
Aqui, Dreyer oferece dicas para introduzir crianças em quatro esportes outdoor: bike, esportes a remo, skate e escalada, mas seu conselho é para se concentrar na diversão e ir devagar, que se aplica a todos os tipos de atividades.
Bicicleta
- A maioria das crianças está pronta para uma bicicleta de equilíbrio (um passeio sem pedais) no terceiro aniversário. Eles podem se mover devagar no começo, mas eventualmente estarão levantando ambos os pés do chão por longos períodos. Mesmo assim, no entanto, não há motivo para sair correndo e conseguir uma bicicleta de verdade.
- Quando se atualizam para uma bicicleta a pedal – geralmente por volta dos cinco anos -, seja simples: um freio e nenhuma engrenagem.
- Adicione engrenagens e freios de mão quando eles tiverem demonstrado a coordenação necessária para gerenciar todas essas funções simultaneamente (e ter as mãos grandes o suficiente para alcançar as alavancas).
- Ao longo de seu treinamento, fale sobre os perigos (pedestres, travessias de rua) e estabeleça regras, como deixar um espaço amplo entre os ciclistas. Ao rastrear sua capacidade de avaliar os riscos, você saberá quando eles estão prontos para cruzar o bairro sozinho.
Escalada
- Este é um dos esportes outdoors que surgem naturalmente para crianças, mas você pode alimentar sua paixão, juntando-os em uma estrutura de playground ou pedregulho. Se eles ficarem presos, pergunte se eles querem mover um pé ou uma mão mais uma vez, mas evite dizer onde colocá-lo.
- Quando tiverem cerca de seis anos, leve-os a um ginásio de escalada. Mostre-lhes como funciona a amarração, ensine-os e acostume-os a verificar o equipamento. Quando eles tiverem medo, passem um tempo assistindo a escaladores talentosos de todas as idades para se inspirarem.
- Uma vez que eles tenham habilidades sólidas, siga para uma rocha ao ar livre. À medida que você se arrisca mais longe, faça com que eles conquistem o direito de segurá-lo ou liderá-lo – grandes momentos que provavelmente não devem acontecer até que estejam na adolescência.
Esportes aquáticos
- Não espere que seus filhos consigam nadar. Coloque-os em um colete salva-vidas e leve-os em um passeio tranquilo de caiaque, stand up paddle ou canoa. Peça-lhes que também flutuem no colete salva-vidas, para que ambos saibam o que esperar se caírem.
- Uma vez que eles tenham ficado confortáveis, dê-lhes remos para que eles possam “ajudar”. Não se preocupe com a técnica – apenas deixe-os aprender como é mover a água e conduzir o barco.
- Quando as crianças demonstrarem interesse em administrar suas próprias embarcações, reúna-as e converse sobre fatores como o vento e outros velejadores. Espere até que eles tenham pelo menos sete anos antes de deixá-los sair sozinhos – em condições calmas enquanto você estiver na praia com outro barco.
- Subir para os rios, o oceano ou qualquer via fluvial com tráfego significativo significa iniciar o processo novamente.
Esportes outdoor: skate
- A Academia Americana de Pediatria recomenda que as crianças sejam supervisionadas ao patinar até os dez anos de idade, mas você pode fazê-las rolar muito mais cedo. Antes que eles peguem um skate, coloque-os em um capacete e os equipamentos de proteção do pulso, cotovelo e joelho. Explique que a queda faz parte do skate e que eles pratiquem cair em seus equipamentos.
- Faça-os ficar de pé um passo à frente e depois o outro algumas vezes para decidir qual posição é mais confortável. Quando você se dirige para o asfalto, comece com empurrões lentos para deslizar. Peça-lhes que pratiquem sair do skate para evitar uma queda e deslizar um pé para frear. Mostre-lhes como girar em círculo completo, andando para frente e para trás. Quando eles podem se equilibrar consistentemente em planícies e declives suaves, eles estão prontos para experimentar os bowls mais rasos em seu skatepark local.
*Texto publicado originalmente na Outside USA.