Foi a maior apreensão de vida selvagem na história da Malásia
O que era para ser uma simples inspeção de carga no Aeroporto de Kuala Lumpur, na Malásia, levou a uma descoberta dolorosa.
Na semana passada funcionários da alfândega encontraram 50 chifres de rinocerontes, que estavam acompanhados de carcaças de animais como tigres e ursos, em caixas de papelão que pesavam 116 quilos, com destino ao Vietnã.
-
Morre no Quênia último rinoceronte branco do norte macho
-
6 coisas que você precisa fazer na África do Sul
Os 50 chifres de rinoceronte são avaliados em mais de US$ 12 milhões. Foi a maior apreensão de vida selvagem na história da Malásia.
Acredita-se que os chifres foram contrabandeados da África e estavam a caminho de Hanói, no Vietnã, fazendo uma parada na Malásia, informou o canal NewsAsia.
No Vietnã, apenas dois quilos de chifres de rinoceronte podem ser vendidos por dezenas de milhares de dólares no mercado negro.
Acredita-se o chifre de rinoceronte tem propriedades medicinais e está em alta demanda no Vietnã e na China.
As autoridades não fizeram nenhuma prisão sobre as apreensões. Kuala Lumpur é um centro de voos baratos em torno do Sudeste Asiático. Por isso, tornou-se um importante ponto de trânsito no contrabando de partes raras de animais.
Em 2016, cerca de 1.100 rinocerontes foram mortos por seus chifres somente na África do Sul. Os caçadores matam até fêmeas na frente de seus filhotes para pegar seus chifres. Em muitos casos, os órfãos são encontrados ainda tentando cuidar do corpo inerte da mãe.