Quando um trailer ou van é a sua casa, ficar limpo, organizado e livre de bagunça é primordial
Por Aaron Gulley*
Nunca esquecerei a primeira vez que minha mãe viu o meu trailer. “Oh, é tão …” ela fez uma pausa, trabalhando para a palavra certa, “… fofo”. Eu poderia dizer que ela realmente queria dizer “pequemo”.
O movimento minimalista e de viver em pequenos espaços está na moda. No livro Nomadland, que acompanha o crescente número de americanos vivendo na estrada, a autora Jessica Kirkland até descreve um subconjunto de itinerantes que trocaram de vans para sedans em nome da simplicidade e economia de custos.
-
Citroën lança motorhome com visual retrô
-
Saiba como adaptar e viver em uma van
-
6 coisas que você precisa saber antes de viver na estrada
Mas, embora a vida minúscula possa soar fácil e jovial em teoria, existir em menos espaço do que um típico closet pode ser um desafio, especialmente quando você está fazendo isso com outra pessoa. Não consigo encontrar estatísticas sobre pessoas que se mudam para uma pequena casa, trailer ou van e depois desistem nos primeiros meses, mas aposto que os números são substanciais.
Minha esposa Jen e eu passamos a amar a existência despojada da vida em poucos metros quadrados. Mas a transição não foi fácil e, para dois bagunceiros confessos, fazer com que isso funcione para nós exige atenção constante. Aqui estão algumas coisas que aprendemos para aliviar a crise do espaço e fazer o nosso espaço parecer fofo, não pequeno.
Traga menos
A primeira coisa que nos deixa loucos é a desordem, e a melhor maneira de evitar isso é ter menos coisas. Quando começar, empilhe tudo o que você acha que precisa, depois se livre da metade. Então tire a metade novamente. É sério. Na estrada, você raramente vê as mesmas pessoas em dois dias seguidos e pode, portanto, usar a mesma coisa dia após dia. E é incrível a quantidade de ótimos pratos que você pode cozinhar com uma grelha e uma panela simples.
Adote uma política de compra zero
Só compre algo novo se estiver disposto a se livrar de um item semelhante e antigo que você já possui. Isso evitará que seus cubículos e gavetas fiquem transbordando, e provavelmente também economizará seu dinheiro.
Designe um lugar para tudo que você possui
Você sabe o que é mais frustrante do que não conseguir encontrar o que precisa? Não ser capaz de encontrar o que você precisa em 20 metros quadrados. Para evitar isso, marque um lugar para cada item e coloque-o lá toda vez. Por exemplo, meus sapatos de montaria vivem com todos os meus equipamentos de ciclismo no armário acima da minha cama, e eu nunca os deixo pela porta, do lado de fora, no caminhão ou na prateleira de sapatos no armário. Dessa forma, eu sempre sei onde encontrá-los sem nem pensar nisso.
Invista em organizadores
Muitos deles. Nós temos caixas Tupperware para quase tudo: equipamentos de camping, material de bikepacking, remédios, material de limpeza, produtos de higiene pessoal e toalhas de papel. Um armário é cheio de prateleiras de tecido dobrável, o outro tem um organizador de sapato estilo acordeão, e as gavetas de utensílios de cozinha são divididas em caixas e latas.
Limpe sempre
Em casa, ocasionalmente deixamos a louça para lavar de manhã ou acumulamos a roupa para dobrar depois. Isso não funciona em quartos apertados. Se você não deixar tudo de lado assim que terminar, isso provavelmente atrapalhará o que você fizer em seguida. Assim que o café da manhã termina, por exemplo, a mesa da cozinha se torna minha escrivaninha. A arrumação nos mantém sãos.
Use todo o espaço, fora e dentro
Durante as primeiras semanas em que estivemos em nosso trailer, Jen e eu tentamos dividir a mesa da cozinha (35 por 24 polegadas) como nosso espaço de trabalho, mas logo descobrimos que era uma distração demais olhar para outra pessoa assim. Jen desde então se apropriou da cama como seu escritório, completa com uma mesa de colo. Nós também compramos móveis portáteis de jantar ao ar livre, tanto mesa e cadeira , para que um de nós possa usá-lo para o trabalho também.
Planeje com antecedência
Jen e eu mantemos horários muito diferentes: eu leio e trabalho tarde da noite e acordo cedo; ela gosta de dormir. É fácil em uma casa com mais de um quarto, o que não é nosso caso. Quando sei que vou levantar antes do amanhecer, preparo meu café com antecedência na churrasqueira e arrumo meu computador na caminhonete para que possa trabalhar sem acordá-la. Para as madrugadas, um pequeno farol vermelho ajuda a preservar a paz.
Seja paciente
Mesmo com todas as considerações de economia de espaço e estrutura, é fácil ficar nervoso um com o outro quando você está junto em tempo integral. Gestos atenciosos podem contribuir muito para aliviar possíveis tensões. Se o seu parceiro estiver incomodado (Jen odeia quando eu deixo os sapatos na frente da porta), respeite-os. E pense em fazer seu parceiro se sentir bem. De vez em quando, Jen retorna de caminhadas na cidade com uma garrafa do meu kombucha favorito, e às vezes eu trago de volta flores. Em um espaço apertado, onde cada ação é amplificada, é melhor aumentar as vibrações positivas.
*Texto publicado originalmente na Outside USA.