Scott Donaldson tornou-se a primeira pessoa a remar sozinho em todo o trecho de 2.000 km do oceano
Por Krista Langlois*
O Mar da Tasman (Mar da Tasmânia), que se estende por cerca de 2000 km entre a Austrália e a Nova Zelândia, é um dos trechos mais implacáveis do terreno náutico do mundo. Parte de um cinturão do oceano conhecido como “Roaring 40s” após suas coordenadas latitudinais e clima violento, é um lugar onde contêineres internacionais são jogados como brinquedos de sinuca, tempestades antárticas agitam ondas de 10 metros e ventos fortes e chuva pode rasgar a tela dos veleiros em confete. Pelo menos uma dúzia de marinheiros experientes simplesmente desapareceu no Tasman nas últimas décadas, alguns durante as corridas organizadas.
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Os caiaquistas tentam atravessar o mar desde os anos 80. Eles estão todos falhando. Bem depois que os humanos caminharam solitários para os dois pólos, escalaram o Everest sem oxigênio, viajaram sozinho pelos oceanos Atlântico e Pacífico, nadaram sem apoio de Cuba para os Estados Unidos e realizaram qualquer tipo de façanha de bravura e atletismo, uma travessia de caiaque permaneceu fora do alcance, aparentemente além dos limites da força e da engenhosidade humanas.
A pessoa que mais se aproximou foi Andrew McAuley, um australiano que estava a apenas 48 km de Milford Sound da Nova Zelândia quando seu caiaque começou a tomar água no início de 2007. Ele pediu ajuda por rádio, mas no momento em que a Guarda Costeira rastreou seu barco, era tarde demais: seu corpo nunca foi encontrado. Um filme da National Geographic sobre McAuley concluiu que atravessar o Tasman sozinho em um caiaque era simplesmente “impossível”.
“Foi um trabalho muito duro”, acrescentou ele mais tarde. “Estou exausto.”
Comparado ao cruzamento do Atlântico, onde as ondas geralmente rolam em uma direção, Donaldson diz que atravessar o Tasman é como remar em uma máquina de lavar, com ondas vindas de três direções ao mesmo tempo. Nadador competitivo e triatleta de longa data, ele decidiu fazer o solo da Tasman para arrecadar dinheiro para pesquisas sobre asma, que ele e seu filho de oito anos sofrem. Mas ele também foi atraído pelo desafio – não apenas de enfrentar os angustiantes mares em um barco de dois metros de largura, mas de descobrir a logística, o equipamento e a navegação necessários para alcançar um dos últimos grandes feitos de remar do mundo.
Sua primeira tentativa, em 2013, foi abortada depois de apenas alguns dias. Ele tentou novamente em 2014, e depois de quase três meses no mar, foi resgatado por helicóptero a apenas 80 quilômetros da costa da Nova Zelândia, com o barco amassado e o telefone satélite encharcado de uma tempestade brutal.
A essa altura, uma equipe de canoístas já havia cruzado o Tasman, assim como vários remadores, dois deles solo. Mas andar de caiaque é uma fera diferente do que remar, e andar de caiaque de longa distância sem um parceiro é excepcionalmente difícil. Ao contrário do remo, em que você usa todo o seu corpo para puxar os remos em sua direção com a ajuda de dois fulcros fixos, o ato de empurrar um remo de caiaque através de uma densa água salgada não tem vantagens mecânicas. É “uma forma absurda de viagens marítimas de longa distância”, escreve a jornalista Elizabeth Weil. “Todos os grandes músculos do corpo são inúteis.” Os músculos que são usados - suas costas, deltóides e tríceps, principalmente – são trabalhados até a exaustão, enquanto os músculos das pernas atrofiam e os pés, coxas e nádegas ficam em poças de sal, água que irrita a pele quase crua.
Em viagens individuais, esse sofrimento físico é aumentado pelo desafio de olhar para um horizonte ininterrupto, aparentemente imóvel, por semanas a fio, sem companheirismo, a não ser seus próprios pensamentos. Água, Donaldson diz, é “tudo o que você vê”. O autor Paul Theroux resumiu assim: “… O mar era uma monotonia de calmarias interrompida por períodos ventosos de terror de pesadelo. Nenhum deserto foi mais mortal ou mais tedioso.”
Donaldson partiu para uma terceira viagem em maio de 2018, optando por remar no início do inverno para evitar os ciclones de verão. Como McAuley, ele ia de ocidente a leste, aproveitando os ventos de oeste da região. Ao contrário de McAuley, que havia tomado uma rota ao sul, Donaldson escolheu um caminho mais ao norte, com ondas ligeiramente mais calmas, mas com mais correntes erráticas.
No final, o barco de Donaldson foi remendado com fita adesiva. Um tubarão de quase 3 metros havia mastigado seu leme. Ele engoliu antibióticos para afastar infecções de pele causadas pela umidade constante, e tinha perdido 35 quilos de sua estrutura já atlética. No entanto, por mais que quisesse ver sua esposa e seu filho, Donaldson passou o tempo percorrendo os últimos 80 quilômetros ou mais até a Nova Zelândia. À sua maneira, a vida no mar era “pura”. Havia uma simplicidade que ele queria saborear por um pouco mais de tempo.
Enquanto remava o trecho final na escuridão, uma flotilha de canoístas apareceu para levá-lo a terra. Fogos de artifício explodiram no céu. Por um breve momento, eles iluminaram a primeira visão que Donaldson tinha visto em 62 dias que não era céu, água ou seu próprio barco: cerca de 2.000 pessoas que tinham saído na chuva para recebê-lo em casa.
*Texto publicado originalmente na Outside USA