Conheça as cavernas mais incríveis do mundo

cavernas

Cavernas são a beleza da natureza escondidas. Beleza que muitas vezes nem é possível acessar. Selecionamos algumas das cavernas mais incríveis – e também perigosas – do mundo que você precisa conhecer.

Caverna de Vatnajokull (Islândia)

 

cavernas mais
Caverna sob o gelo no Parque Nacional de Vatnajokull (Foto: Shutterstock)

As cavernas de gelo na Islândia são de uma beleza extraordinária.. A caverna de Vatnajokull fica situada abaixo da maior geleira da Europa. O acesso só pode ser feito no inverno, entre os meses de novembro a março, quando as temperaturas chegam até os 60 graus negativos. O perigo está no derretimento das geleiras, em que constantemente estão se quebrando.

Antelope Canyon (Estados Unidos)

 

cavernas
O cênico Antilope Canyon, nos EUA (Foto: Shutterstock)

O Antelope Canyon é um desfiladeiro fantástico, localizado no estado americano do Arizona, em território Navajo.O Canyon mede 150 metros de altura e é um dos cânions estreitos mais visitados do Sudoeste americano. Para visitar é necessário guia, pois há perigos de inundações.

Abismo Anhumas (Brasil)

cavernas
Sol entra pelo teto do Abismo Anhumas, no Mato Grosso (Foto: Shutterstock)

Abismo Anhumas, localizada em Bonito, no Mato Grosso do Sul, é uma gigantesca caverna submersa. Ela abriga um lago cristalino propenso as práticas de mergulho e flutuação. Para chegar até ele, é preciso fazer uma longa descida de rapel.

Caverna Kyaut Sae (Myanmar)

 

cavernas
Pagoda dentro da caverna em Myanmar (Foto: Shutterstock)

Dentro da caverna Kyaut Sae existe um templo budista. A caverna está situada perto da cidade de Burna e seu acesso é bem restrito, basicamente para peregrinos. Na caverna crescem árvores e arbustos, o que torna a atmosfera ainda mais fabulosa.

Caverna de Gelo (Rússia)

 

cavernas
Caverna de neve nas bordas do vulcão Mutnovsky (Foto: Shutterstock)

Em Kamchatka, na parte oriental da Rússia, há uma caverna de gelo que se estende por quase um quilômetro. Além de ser uma região extremamente fria, é também um local de forte atividade sísmica e vulcânica. E é justamente um vulcão, o Mutnovsky, o responsável pela caverna. Uma corrente de água quente subterrânea e escavou o gelo glacial. E os invernos invernos longos e rigorosos com as fontes termais contribuíram para a formação da caverna.

Caverna Waitomo Glowworm (Nova Zelândia)

 

cavernas
Teto iluminado por larvas de insetos que dão nome à caverna (Foto: Shutterstock)

Waitomo Glowworm é a caverna mais famosa da Noa Zelândia. Os efeito iluminosos são dos insetos Arachnocampa luminosa. Uma espécie de mosca cuja larvas se alocam no teto das cavernas e soltam um fio de seda envolto com muco e veneno que possui bioluminescência (capacidade de produzir luz), para atrair as presas.

Postojna (Eslovênia)

foto: Slovenian Tourist Board

Postonja é uma rede subterrânea de 20 km de extensão.O local de mais de 3 milhões de anos abriga impressionantes salões com formações naturais, em rochas calcárias. É uma caverna de fácil acesso e já recebeu mais de 36 milhões de visitantes.