9 truques para evitar mal-estar na viagem de avião

Foto: shutterstock

Fim do ano chegando e, com ele, as férias coletivas. Isso significa que muitas pessoas optam por uma boa viagem e, entre elas, muitas também escolhem o avião como meio de transporte.

Leia mais:

+ Hortelã-pimenta: conheça os benefícios e saiba como usar

+ Aeromoça revela 5 coisas que você nunca deve fazer em um avião e viraliza no TikTok

+ 5 praias intocadas para fugir da lotação de ano novo

Há quem goste da sensação de visitar as nuvens. Por outro lado, há aqueles que passam realmente mal.

Pensando em ajudar esse último grupo, separamos algumas dicas para ajudar a superar os obstáculos que uma viagem de avião pode causar.

Mas vale lembrar: A ciência nesta área não está estabelecida, então escolha o que funciona para você.

1. Hidrate-se adequadamente, especialmente no avião

Lauren Fleshman, uma incrível atleta, treinadora, escritora, mãe e empresária, escreveu um  artigo maravilhoso  sobre jetlag e atletas em 2011. Ela recomendou 240ml de líquido a cada 45 minutos em um voo. Se estou fazendo os cálculos corretamente, isso significa beber uma piscina antes de pousar em Paris.

Não há necessidade de uma fórmula definida (240ml a cada 45 minutos pode ser excessivo para muitas pessoas), apenas não se desidrate em aviões ou carros. Além disso, as pausas extras no banheiro são uma desculpa sólida para se mudar. Uma boa sugestão pode ser alguma mistura de água com eletrólitos para possivelmente apoiar a absorção (uma subquestão complicada que depende de muitas variáveis ​​- veja este artigo de 2015  da  Nutrition Reviews  para detalhes). E certifique-se de não hidratar demais, o que pode ter seus próprios efeitos desagradáveis ​​​​para a saúde. A hidratação é muito debatida, com o lendário cientista do exercício Tim Noakes até publicando um livro chamado  Waterlogged  , que argumenta que a hiperidratação é um grande problema, então encontre o que funciona para você.

2. Coma como uma pessoa normal

Passar a viagem comendo pipoca e doces provavelmente fará você se sentir péssimo quando chegar aonde está indo.

Não pense demais, apenas certifique-se de se alimentar bem. Embale lanches saudáveis, como nozes, frutas e barras energéticas integrais, e continue comendo. Evite açúcares falsos (e chicletes, a menos que você saiba que não o incomoda), muito álcool e alimentos que fazem você se sentir um lixo consigo mesmo. Substância semelhante a queijo em pó dá uma sensação boa no momento, mas não exagere.

3. Considere usar meias de compressão em sua viagem

A ciência por trás do equipamento de compressão durante as viagens não está estabelecida, mas há algumas evidências de que ele pode ajudar a prevenir coágulos sanguíneos em pessoas suscetíveis, e algumas pessoas que viajam com frequência dizem que os efeitos da circulação podem tornar as viagens longas mais fáceis para o corpo.

Se você tiver um par de meias de compressão, use, mas se não, também não se preocupe muito com isso.

4. Mova-se tanto quanto for razoável

As recomendações variam, mas muitas fontes dizem para mover de cinco a 10 minutos a cada hora. Isso é muito difícil, a menos que você queira ser o pior companheiro de assento possível (a não ser que você esteja sentado ao lado do corredor). Você poderia imaginar se todos no avião fizessem isso? Seria uma histeria em massa.

Mas o máximo de movimento possível é bom, mesmo que você não esteja brincando de dança das cadeiras a cada poucos minutos. Levante-se, faça alguns agachamentos leves, talvez alguns alongamentos. Há benefícios para a circulação, e é sempre bom para a sanidade evitar o bumbum quadrado por muito tempo.

5. Depois de ficar sentado por muito tempo, faça uma caminhada e faça exercícios de mobilidade e/ou alongamento

Quando chegar aonde quer chegar, empurre-se contra a inércia estacionária e mexa-se, mesmo que esteja muito cansado. Algumas pessoas se dão bem com uma caminhada de alguns quilômetros, seguida de qualquer mobilidade/alongamento de que geralmente gostem. Você pode optar por uma caminhada seguida de algumas posturas de yoga.

6. Considere elevar as pernas (ou usar botas de compressão)

Existem algumas evidências de que elevar as pernas (contra uma parede ou algo semelhante) pode melhorar a circulação e impedir o acúmulo de líquido que pode ocorrer nas pernas durante a viagem. Muitas pessoas ficam com os pés super inchados depois de algum tempo em um carro ou avião, e a elevação parece ajudá-los a recuperar alguma aparência de normalidade.

Se você tiver muita sorte, as botas de compressão ou métodos semelhantes parecem ser realmente úteis, mas é um luxo que a maioria dos viajantes provavelmente não terá. Este ponto não vai fazer ou interromper a viagem, e apesar do benefício, você pode apenas reservar um tempo para relaxar, em vez de elevar as pernas ou botas espaciais sensuais (contém ironia).

7. Se o seu horário de sono estiver errado, ainda dê a si mesmo um tempo de descanso

O sono é bom para recuperação, hormônios e desempenho. Nunca subestime o poder da cama para melhorar qualquer coisa que seja.

Mas para muitos viajantes, não é tão simples assim. É totalmente normal sofrer de problemas para conseguir dormir ou permanecer dormindo. Se você tem dificuldade para dormir, garanto que não está sozinho. Muitas pessoas podem não ter insônia, mas têm problemas persistentes com o sono. Às vezes, até se torna uma fonte de ansiedade diária. Esses problemas são especialmente evidentes durante as viagens.

Depois do avião, passe de oito a 10 horas à noite deitado na cama, sem telas ou estímulo social. Um livro é bom (e certifique-se de sempre ter mais de dois livros incríveis em sua bolsa), mas ficar deitado e meditar pacificamente é ainda melhor. Se isso resultar em uma viagem sólida à terra dos sonhos, ótimo. Se isso significa não dormir, tudo bem também. Apenas tente evitar espirais em que a preocupação com o sono torna o tempo de descanso cheio de ansiedade por estar acordado, em vez de relaxamento consciente.

Algumas pessoas juram  que a melatonina  ajuda a redefinir seus ciclos naturais de sono, mas todos são diferentes, portanto, certifique-se de não fazer nada pela primeira vez sem consultar um especialista.

8. Use a cafeína estrategicamente

A cafeína é uma bênção e uma maldição durante a viagem. Pode ajudá-lo a se sentir como um ser humano normal e funcional. Mas também pode impedir que seu corpo caia em um novo padrão em um novo fuso horário.

Não há regras definidas que funcionem para todos, mas um bom conselho é manter sua programação normal para viagens curtas (de preferência sem cafeína após a manhã) e considerar a abstinência total antes e durante viagens longas de avião. Então, um pouco de cafeína ao nascer do sol pode estimular seu sistema e seus intestinos (outro problema com o qual muitas pessoas lutam em viagens longas).

9. Se estiver se sentindo mal, simplesmente aceite

Mesmo se você fizer tudo certo, há uma grande chance de seu corpo se sentir errado. E esse sentimento é bom. Aceite-o, abrace-o e ria dele, se puder. Há um grande poder em compreender que você não tem poder total sobre como se sente.

Viajar é divertido. Mas, às vezes, pode ser realmente cansativo. Portanto, seja paciente com seu corpo, dando-lhe graça e espaço para se ajustar. Afinal, toda aventura lendária requer uma jornada épica.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo