É comum que os corredores iniciantes se preocupem com todas as coisas que podem dar errado ao correr a primeira meia maratona. É uma corrida com grandes objetivos que exige muito tempo e energia no treinamento. O medo é uma emoção natural. Sair da sua zona de conforto faz parte da jornada.
Embora você não tenha motivos para ter medo – correr é divertido! – existem alguns erros comuns cometidos por iniciantes (e profissionais antigos!) que podem criar um dia nada ideal. Veja como evitá-los:
+ O que comer antes, durante e depois de uma meia maratona
Erro 1: tentar algo novo na semana da corrida
Quando se trata de corridas, fique com o que você sabe. Coma alimentos familiares, use roupas e tênis de corrida e opte por alimentos que você conhece para o jantar. Durante a corrida, use apenas os géis ou mastigáveis que você comeu no treinamento. Pode ser tentador tentar algo novo para lhe dar uma vantagem, mas resista ao impulso para evitar irritações, problemas estomacais e pés comprimidos.
Erro nº 2: correr sem parar nos postos de socorro
Hidratação e energia são dois ingredientes muito importantes para o sucesso da meia maratona. Pode ser tentador percorrer os postos de socorro para economizar tempo, mas, quando o fizer, é provável que o líquido fique na camisa e não no estômago. Corra em direção ao conjunto central de mesas. (Evite as primeiras mesas. É onde todos param, então o curso fica congestionado.) Em seguida, identifique uma voluntária olhando-a nos olhos ou apontando, tome os líquidos, agradeça à voluntária e siga seu caminho.
Erro nº 3: fazer a última corrida longa uma semana antes da corrida
Uma de minhas clientes tinha o hábito nervoso de correr 20 quilômetros na semana anterior à corrida para ter certeza de que estava pronta, mas tudo o que isso fez foi apaziguar sua mente. Eu a convenci a ir com calma e ela reduziu em 10 minutos seu recorde pessoal! Lembre-se de que a coisa mais importante que você pode fazer na semana anterior à corrida é descansar. Você não ganhará condicionamento físico – e tentar se exercitar fará com que você fique cansado.
Erro nº 4: correr como uma lebre e não como uma tartaruga
Este é o erro número um que corredores de todos os níveis de experiência cometem no dia da corrida. É extremamente fácil se deixar levar pela emoção e correr muito cedo. Experimente esta tática para evitar quedas e queimaduras: corra o primeiro tempo em um ritmo confortável, corra o terceiro quarto com um esforço moderadamente difícil e o último quarto na zona vermelha – um esforço difícil, mas controlado, que usa seu último pedaço de energia.
Erro nº 5: concentrar-se na distância
Minha família costumava me dizer: “É um longo caminho para dirigir, quanto mais correr!” Eles estavam certos – mas esse tipo de pensamento não ajuda você na linha de largada. Uma estratégia melhor é aproximar-se da linha de partida com uma estratégia mental simples: comer o elefante, um bocado de cada vez. Divida a distância em pedaços menores e mais digeríveis e concentre-se nos quilômetros que você está correndo – não nos que ainda falta percorrer.
Erro nº 6: Correr longe demais
Quando um percurso certificado é medido, ele segue as estradas ao longo da rota mais curta possível. Isso significa seguir as tangentes às curvas. Não atravesse a rua e volte, evite fazer curvas largas e faça linhas retas diagonais (tangentes) para ir de um ponto a outro. Caso contrário, você pode adicionar 400 metros ou mais à corrida!
Erro nº 7: definir suas esperanças e sonhos em um horário de chegada
Quando você cria uma meta de tempo específica, qualquer coisa mais lenta do que isso parecerá um fracasso. Evite definir “sucesso” como um momento de conclusão. Correr simplesmente não funciona assim. Há uma série de fatores (como um dia excepcionalmente quente ou uma cãibra muscular inesperada) que podem afetar seu desempenho no dia da corrida. É aconselhável definir seus objetivos de terminar forte e comemorar cada quilômetro ao longo do caminho, porque você só poderá correr a primeira meia maratona uma vez. Apreciá-lo!