7 destinos brasileiros para curtir o feriado de Páscoa ao ar livre

Por Redação

O que fazer em Santo Antônio do Pinhal - Go Outside
Menos conhecida do que a vizinha Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal é uma opção excelente para quem quer sair do óbvio - Foto: Wagner Ribeiro

A maioria das pessoas aguarda ansiosamente a chegada dos feriados anuais e, definitivamente, marcar uma viagem nessas datas pode ser uma excelente escolha. O próximo feriado que se aproxima é a Páscoa, que marca o início do outono, uma estação que traz temperaturas mais amenas e paisagens coloridas com as folhas das árvores mudando de cor. Viajar na Páscoa também é uma oportunidade para conhecer destinos turísticos brasileiros sem a alta temporada, evitando filas e preços elevados, além de poder aproveitar a natureza e inúmeras atividades ao ar livre.

Leia mais:

+ Por que Brasília é um paraíso para os amantes do esporte outdoor

+ Finlândia oferece viagens gratuitas para ensinar as pessoas a serem felizes

+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia

Pensando em ajudar na escolha do destino para aproveitar a data, separamos algumas opções de lugares brasileiros que podem ser ideais para essa época do ano. Desde praias paradisíacas até cidades históricas e serras com paisagens deslumbrantes, o Brasil – em seu extenso território – oferece uma grande diversidade de opções para todos os gostos e estilos de viagem. Se você está em busca de uma viagem para se divertir, conhecer novos lugares e aproveitar o melhor da vida outdoor, confira nossas sugestões de destinos brasileiros para aproveitar o feriado da Páscoa.

Florianópolis (Santa Catarina)

Morro da Coroa, na Lagoinha do Leste – Foto: Shutterstock

A capital do estado conta com diversas praias paradisíacas, como a pequena e charmosa Praia da Solidão, localizada no sul da ilha. Além disso, Floripa é ideal para a prática de diversos esportes. Para os amantes do surf, por exemplo, existem muitas praias com boas ondas, como a Praia da Joaquina, Praia Mole, Praia do Campeche, Praia de Moçambique e Praia do Matadeiro. Para quem curte bicicleta, uma boa rota é a ciclovia que liga a Praia dos Ingleses à Praia Brava. E para aqueles que curtem caminhar pela natureza, além da trilha da Praia da Lagoinha do Leste, uma boa opção é a trilha do Morro do Lampião, com uma vista incrível da cidade.

Ouro Preto (Minas Gerais)

Ouro Preto é um destino que combina história e beleza natural – Foto: shutterstock

Cidade histórica que conserva muito bem suas tradições e cultura, Ouro Preto é Patrimônio Cultural da Humanidade e possui atrações como a Igreja de São Francisco de Assis, a Mina da Passagem e o Museu da Inconfidência. A região também oferece muitas opções de ecoturismo, com trilhas, cachoeiras e atividades ao ar livre. Algumas das trilhas mais famosas são a Trilha do Ouro, que percorre o antigo caminho utilizado pelos escravos para transportar ouro e outros materiais entre as cidades históricas de Ouro Preto e Mariana. Outra boa opção é a Trilha da Chapada, que passa por cachoeiras, mirantes e formações rochosas, além da Trilha do Parque Vale das Borboletas, que tem cerca de 10 km e também passa por cachoeiras, riachos e matas nativas. Para quem curte pedal, é possível fazer passeios de bicicleta pela Estrada Real, que passa pela região e tem belas paisagens.

Santo Antônio do Pinhal (São Paulo)

O que fazer em Santo Antônio do Pinhal - Go Outside
Menos conhecida do que a vizinha Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal é uma opção excelente para quem quer sair do óbvio – Foto: Wagner Ribeiro

Santo Antônio do Pinhal fica a cerca de 170 km da capital paulista e é uma cidade pouco explorada que preserva um ar interiorano único. A cidade é cercada pela Serra da Mantiqueira e tem belas paisagens naturais. Para os aventureiros, a cidade tem diversas opções de trilhas e cachoeiras, como a Trilha do Pico Agudo, o Mirante Nossa Senhora e o Morro do Cruzeiro, que proporciona um banho refrescante nas cachoeiras do Cassununga e do Lageado. Além disso, a cidade é conhecida por suas fontes de água com propriedades medicinais, como a Fonte Santo Antônio (águas radioativas), a Fonte Santo Estevam (ferruginosas) e a Fonte São Geraldo (magnesiana). Santo Antônio do Pinhal também é conhecida por suas pousadas charmosas e aconchegantes, perfeitas para quem quer relaxar e aproveitar o clima de montanha.

Serra dos Órgãos (Rio de Janeiro)

Parque Nacional da Serra dos Órgãos possui ícones do montanhismo como o Dedo de Deus. Foto: Shutterstock.

A Serra dos Órgãos fica a cerca de 2 horas de carro da capital fluminense. Essa região abriga o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que possui uma grande diversidade de trilhas, cachoeiras e mirantes com vistas panorâmicas incríveis. Para os amantes de escalada, a região é conhecida por abrigar algumas das melhores vias do Brasil, com muitas opções para diferentes níveis de dificuldade. Além disso, a Serra dos Órgãos também é um destino excelente para mountain bike, com muitas trilhas e estradas de terra que cruzam a região. Para a galera do montanhismo, a travessia Petrópolis-Teresópolis, que conta com cerca de 30km, pode ser uma opção incrível, já que o percurso é considerado por muitos a caminhada mais bonita do Brasil.

Porto de Galinhas (Pernambuco)

destinos brasileiros para a páscoa
Porto de Galinhas dificilmente fica de lado quando o assunto é destinos litorâneos mais bonitos do Brasil – Foto: Shutterstock

Porto de Galinhas já foi eleita uma das praias mais bonitas do Brasil em diversos rankings e fica localizada no litoral sul de Pernambuco. A região possui piscinas naturais de águas cristalinas, que são ideais para a prática de mergulho e snorkel. Além disso, a cidade também possui um centro histórico charmoso, com ruas de paralelepípedos e casinhas coloridas. Para quem curte, a região também oferece de passeios de buggy e de caiaque. Outra grande atração de Porto de Galinhas é uma trilha ecológica no manguezal. O trajeto, batizado de “Trilha dos Escravos” começa no Pontal de Maracaípe e segue por cerca de 6 km, com o objetivo de fazer uma volta ao passado para revelar fatos históricos e culturais sobre o local. Ao final da trilha, há uma parada para um banho refrescante em uma cachoeira natural. O passeio é uma experiência cultural enriquecedora e uma ótima opção para quem quer fugir do turismo convencional.

Alter do Chão (Pará)

Alter do Chão é uma excelente opção para quem busca desvendar a beleza intocada da Amazônia – Foto: Pexels

Alter do Chão é um destino turístico no Pará, localizado a cerca de 30 km de Santarém. O local é conhecido por suas belas praias fluviais, areias brancas e vegetação exuberante. Uma das atrações mais famosas de Alter do Chão é a Ilha do Amor, uma pequena ilha que se forma no Rio Tapajós durante o período de seca. A ilha é cercada por águas cristalinas e oferece uma vista panorâmica deslumbrante da região. Outras praias populares são a Praia da Ponta de Pedras e a Praia do Cajueiro, onde os turistas podem relaxar em meio à natureza e desfrutar de atividades aquáticas, como caiaque, stand-up paddle e mergulho. Além das praias, outras boas opções são o passeio de barco pelo Rio Arapiuns e a visita a comunidade de Jamaraquá, onde os turistas podem aprender mais sobre a cultura local e experimentar pratos típicos da região, como o peixe assado na folha de bananeira.

Chapada dos Veadeiros (Goiás)

destinos brasileiros para a páscoa
O Rio Preto é apenas uma das maravilhas naturais que a Chapada dos Veadeiros tem a oferecer. Aventure-se por esse paraíso e descubra as cachoeiras, trilhas e paisagens que fazem deste um destino único no Brasil – Foto: Shutterstock

A Chapada dos Veadeiros é um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil, localizada no coração do cerrado brasileiro, com diversas opções de trilhas, cachoeiras, rios de águas cristalinas e mirantes. Na época da Páscoa, a região costuma ter temperaturas mais amenas, o que favorece as atividades ao ar livre. Além disso, a vegetação e as flores do cerrado estão em pleno florescimento nessa época do ano, tornando a paisagem ainda mais bonita. Por lá, os turistas podem visitar o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que possui diversas trilhas, cachoeiras e mirantes, além de ser um ótimo lugar para avistar a fauna e a flora típicas do cerrado. Outras opções incluem a Cachoeira Santa Bárbara, a Cachoeira dos Cristais, a Cachoeira Almécegas I e II, o Vale da Lua, entre outros. A região também é um ótimo destino para a prática de atividades como rapel, escalada e tirolesa

 







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo