7 alongamentos matinais para prevenir lesões

alongamentos
Foto: Shutterstock.

Cansado de acordar pela manhã dolorido ou constantemente tenso? Provavelmente você é como a maioria, que costuma pular o alongamento. Para começar a acordar com mais energia e proteger seu corpo de lesões, execute diariamente esses sete alongamentos rápidos e fáceis para cada músculo.

Leia mais:

+ O que fazer para parar de acordar cansado? Veja 6 dicas
+ 4 destinos para surfar e pedalar no mesmo dia

Alongamento da panturrilha

Em pé, posicione-se a cerca de um metro de frente para uma parede, com as pernas alternadas com um pé na frente do outro. Certifique-se de que os dedos do pé traseiro estejam próximos e alinhados com o calcanhar de seu pé dianteiro. Coloque as mãos na parede.

Flexione o joelho da perna traseira até sentir um leve alongamento acima do tornozelo dessa perna. Mantenha-se nessa posição por um momento, relaxe e volte à posição inicial para repetir com a outra perna.

Completo: 3-5 séries de 30 segundos.

O alongamento da panturrilha alivia a dor no pé, na canela, no quadril e no joelho e pode proteger o tendão de Aquiles.

Alongamento do quadríceps

Fique em pé com os pés alinhados com os ombros e as mãos soltas nas laterais. Dobre um joelho, elevando o pé em direção às nádegas e, segurando o tornozelo, puxe-o suavemente em direção às mesmas para aumentar o alongamento. Permaneça nessa posição por um momento, em seguida retorne à posição inicial.

Completo: 3-5 séries de 30 segundos.

O alongamento dos quadríceps pode ajudar a melhorar as dores nos joelhos e nas costas, além de melhorar a circulação e até ajudar a reduzir o estresse.

Alongamento do ombro

Fique em pé, com os pés separados na largura do quadril. Estique o braço direito para o lado contrário, de modo que a mão aponte para o lado esquerdo, sobre o peito.

Enganche o antebraço esquerdo sobre o braço direito. Use o antebraço esquerdo para puxar o braço direito mais para dentro.

Completo: 3-5 séries de 30 segundos.

O ombro é uma das articulações mais delicadas do corpo, este alongamento de ombro ajuda a melhorar a flexibilidade e a mobilidade.

Alongamento de tríceps

Levante o braço que pretende alongar mesmo acima da sua cabeça, dobre o cotovelo a 90°, tente manter o cotovelo ligeiramente atrás da sua cabeça e mantenha o alongamento, respirando de forma lenta.

Completo: 3-5 séries de 30 segundos.

Embora seja um pequeno grupo de músculos, o tríceps ajuda a apoiar o ombro e o bíceps. Manter a mobilidade e a flexibilidade é fundamental para a longevidade atlética.

Alongamento do corredor

Sente-se com uma perna dobrada para dentro enquanto a outra está voltada para a frente. Incline-se para a frente com o braço estendido tentando agarrar o pé. Se não conseguir segurar o pé, incline-se para a frente até sentir o alongamento do tendão da coxa.

Completo: 3-5 séries de 30 segundos.

O alongamento do corredor é um grande combatente contra a dor no quadril e no joelho, que é prevalente entre corredores ávidos.

Alongamento da borboleta

Sente-se, sinta e alinhe os calcanhares e os pés de modo que eles se toquem e, em seguida, pressione suavemente as coxas com os cotovelos até sentir a área da virilha sendo esticada.

Completo: 3-5 séries de 30 segundos.

Esse alongamento abre os quadris e as coxas para melhorar a flexibilidade.

Alongamentos matinais: lateral em pé

Em pé, segure uma das mãos sobre a cabeça com a outra e incline-se suavemente para os lados enquanto puxa levemente a mão para envolver os músculos entre as costelas.

Completo: 3-5 séries de 30 segundos.

O alongamento lateral em pé protege o centro, a parte inferior das costas e a coluna. O alongamento ainda ajuda a estimular o trato digestivo se você tiver problemas gastrointestinais.