7 alimentos que ajudam a combater sintomas da candidíase

Fadiga, infecções fúngicas e problemas estomacais? Você pode estar com candidíase. A Candida albicans (C. albicans) é uma levedura que vive na boca, no trato gastrointestinal e/ou na vagina. Em níveis normais, ela não causa problemas, mas um crescimento excessivo – causado por má alimentação, ingestão excessiva de álcool, estresse ou função digestiva prejudicada – pode desencadear inchaço, problemas na digestão, erupções cutâneas, infecções fúngicas, fadiga e muito mais.

Leia mais:

+ Como usar a Ayurveda para evitar mal-estar após refeições

+ Tratamento caseiro para candidíase funciona?

+ Mulheres se tornam surfistas e iniciam revolução de liberdade no Sri Lanka

Para se proteger contra a candidíase, é importante evitar alimentos como frutas com alto teor de açúcar, excesso de carboidratos, álcool e açúcar em qualquer forma. Em vez disso, você deve se concentrar em carnes magras, vegetais sem amido e gorduras saudáveis.

Os 7 alimentos a seguir – também comprovadamente – reforçam seu sistema contra a candidíase.

Óleo de côco

O óleo de coco é um remédio tradicional para proteger contra cândida e outras infecções fúngicas. É rico em ácido caprílico, ácido cáprico e ácido láurico, ácidos graxos com propriedades antifúngicas que ajudam a inibir o crescimento de C. albicans e outros patógenos. O ácido láurico no coco também é eficaz contra feridas na boca e pode prevenir infecções por cândida na boca (candidíase).

Modo de Usar: Refogue os aspargos, as amêndoas laminadas, a cebola e o alho no óleo de coco em fogo baixo; adicione uma colher de sopa de óleo de coco a qualquer smoothie. Combine o óleo de coco com algumas gotas de óleo de hortelã-pimenta e agite na boca para matar as leveduras.

Açafrão

Açafrão contém curcumina, um poderoso agente antiinflamatório e antifúngico que parece inibir o crescimento de C. albicans e proteger contra infecções fúngicas. Um estudo sugeriu que a curcumina dificultava a capacidade das leveduras de se ligarem às células da boca e era realmente mais eficaz do que o fluconazol, um medicamento antifúngico.

Como usar: Refogue couve de Bruxelas ralada, pimentão vermelho, cebola e gengibre picado com açafrão e pimenta-do-reino; misture o feijão verde com curry em pó, pimenta-do-reino e óleo de coco derretido e asse até ficar crocante; cozinhe açafrão fatiado, gengibre fatiado e a pimenta-do-reino preta no leite de coco, depois coe e adoce com estévia. Ou experimente suplementos de açafrão que fornecem uma dose extra de curcumina.

Alho

O alho é rico em alicina, um composto que se forma quando os dentes de alho são esmagados ou picados. A alicina demonstrou inibir a proliferação de fungos e bactérias. Estudos sugerem que o composto pode proteger contra o crescimento excessivo de cândida. Pode até reduzir a capacidade da cândida de se ligar às células que revestem a boca. Como a alicina é danificada pelo aquecimento, é melhor comer alho cru para obter a máxima eficácia.

Modo de Usar: Esmague os dentes de alho inteiros, misture com o óleo de coco e o alecrim picado e use sobre os legumes cozidos. Pique finamente os dentes de alho e misture com vinagre de maçã, azeite e tomilho picado para temperar a salada. Ou pressione os dentes de alho em um espremedor de alho e misture com legumes cozidos e azeite.

Gengibre

O gengibre contém compostos antifúngicos chamados gingerol e shagelol e agentes anti-inflamatórios. Estudos mostram que o gengibre pode inibir o crescimento de C. albicans. Em um estudo, um creme antifúngico com adição de gengibre foi mais eficaz no alívio de infecções fúngicas do que creme sem gengibre.

Como usar: cozinhe brócolis, couve-flor, cebola, curry em pó e gengibre picado com um leite de coco e transforme em purê em uma sopa cremosa. Pique finamente a raiz de gengibre fresco e misture com pasta de missô branco, vinagre de maçã e óleo de gergelim para obter um molho cremoso. Você também pode ferver gengibre ralado e “macarrão” de abobrinha em caldo de legumes e, em seguida, cobrir com cebolinha fatiada, broto de feijão, manjericão picado e pimenta jalapeño fatiada para um boost de combate à candida.

Kimchi

Kimchi é um prato típico coroeano. A receita envolve repolho picante e tradicionalmente fermentado, rico em uma variedade de probióticos. Esses probióticos protegem o intestino de patógenos e, como mostram os estudos, reduzem a inflamação intestinal. O conteúdo probiótico do Kimchi também protege contra o crescimento excessivo de levedura de cândida e pode aliviar os sintomas da infecção. Por não conter laticínios e também conter alho e gengibre, é ideal para uma dieta anticândida. Outros alimentos ricos em probióticos e sem laticínios incluem kefir de coco, missô, tempeh e chucrute tradicionalmente preparado (não pasteurizado).

Como usar: misture folhas de espinafre picadas com kimchi, sementes de gergelim preto e tomate picado para uma salada fácil. Você também pode cortar finamente o kimchi e adicioná-lo aos ovos mexidos cobertos com cubos de abacate.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã tem sido um dos alimentos usados há mais tempo como remédio caseiro para tratar o supercrescimento de cândida e proteger contra infecções fúngicas e candidíase. Estudos mostram que o vinagre de maçã tem poderosas atividades antimicrobianas e pode inibir o crescimento de C. albicans e outros patógenos. Pode até ser mais eficaz do que a nistatina, um medicamento antifúngico, na prevenção do crescimento excessivo de cândida na boca.

Como usar: Combine vinagre de maçã com gengibre picado, dentes de alho amassados ​​e açafrão e deixe repousar durante a noite antes de coar para uma potente cidra de fogo. Ou misture repolho roxo e verde picado, cebola roxa, coentro picado e pimenta serrano picada com vinagre de maçã e azeite de oliva para uma salada rápida.

Couve

As folhas verdes são alimentos ricos em fibras para nutrir bactérias intestinais benéficas e ajudar seu corpo a proteger contra a candidíase. A couve também é uma crucífera, por isso é rica em compostos que podem minimizar o crescimento de C. albicans. Outros vegetais sem amido e crucíferos para uma dieta anticândida incluem espinafre, rúcula, couve de Bruxelas, repolho, brócolis, aipo, vagem, pepino, berinjela, cebola e abobrinha.

Modo de Usar: Refogue a couve picada e os cogumelos fatiados no óleo de coco e polvilhe com alho bem picadinho; misture a escarola e o alho-poró em azeite e grelhe até ficar macio; cozinhe a berinjela, a couve-flor e o espinafre até ficarem macios e faça um purê com abacate, sal e pimenta para um molho sem laticínios.