6 posturas de ioga para aliviar cólicas menstruais

6 posturas de ioga para aliviar cólicas menstruais
Foto: Shutterstock

Não há como negar, essa época do mês pode ser dolorosa. Se você estiver com cólicas menstruais, pode ficar deitada no sofá o dia todo até começar a se sentir melhor. E embora isso seja totalmente permitido, movimentos suaves como ioga podem realmente ajudar a aliviar suas cólicas menstruais.

+ Pesquisa mostra relação entre adoçantes artificiais e câncer

+ Essa receita de chá vai aliviar sua cólica menstrual

+ Italo Ferreira lança vídeo da sua primeira surf trip para Maldivas

Colleen Boland, professora de ioga da Califórnia, diz que praticar posturas que geram movimento na região pélvica durante o período menstrual pode ajudar a aliviar as cólicas nessa área. Além disso, a eficácia desse tipo de movimento não se limita aos dias em que você está estocando produtos femininos. Movimentos e atividades regulares ao longo do ciclo também podem reduzir a gravidade e a prevalência das cólicas menstruais.

O que você precisa ter em mente ao praticar ioga durante a menstruação?

Primeiro, lembre-se de que seu período é completamente exclusivo para você. Boland diz que é fundamental ouvir seu corpo e praticar apenas de uma maneira que pareça certa para você, não importa onde você esteja em seu ciclo. Você pode desejar uma prática intensa de ioga quente ou apenas querer sentar-se em Sukhasana (pose fácil) por alguns minutos. Ambas as opções são completamente perfeitas.

Os dias do seu ciclo menstrual também podem ajudar a orientar sua prática. No terceiro ou quarto dia da menstruação, quando as cólicas diminuem, você pode optar por aumentar a quantidade de movimento que está fazendo, diz Boland.

Como a ioga pode aliviar as cólicas menstruais?

Ao praticar movimentos pélvicos e criar compressão ao redor da área uterina, você pode estimular o fluxo sanguíneo para a área pélvica, diz Boland. Esse tipo de movimento pode oferecer nutrição ao tecido pélvico, o que reduz as cólicas, diz ela. Além das posturas físicas, Boland oferece um lembrete de como sua respiração pode ser poderosa para aliviar o desconforto. “Ser capaz de ouvir seu corpo e explorar como você está se sentindo começa com a respiração intencional focada”, diz ela.

6 posturas de ioga para cólicas menstruais

Postura de joelhos no peito (Apanasana)

6 posturas de ioga para aliviar cólicas menstruais
Foto: Shutterstock

Boland diz que esta é uma de suas poses de ioga favoritas para cólicas menstruais, especialmente se as cólicas que você está sentindo são particularmente intensas. Enquanto estiver nessa pose, ela sugere criar pequenos círculos para gerar movimento e consciência em sua área pélvica. Se você está no início do seu período, esta é uma ótima pose para oferecer algum alívio, sem exigir muito movimento ativo.

Torção da Coluna Vertebral (Supta Matsyendrasana)

6 posturas de ioga para aliviar cólicas menstruais
Foto: Shutterstock

Se você preferir não fazer uma postura de torção sentada, Boland recomenda tentar a torção da coluna vertebral. Com esta torção suave, você gera movimento em sua região pélvica, sem ser muito extenuante em seu corpo físico. Se suas cólicas forem menos intensas, você pode torcer um pouco mais nesta pose. No entanto, se você estiver sentindo mais dor ou desconforto na barriga, uma leve torção ainda oferecerá alívio ao seu corpo.

Pose da criança (Balasana) com uma toalha

6 posturas de ioga para aliviar cólicas menstruais
Foto: Shutterstock

Você vai querer pegar um adereço para esta versão da pose da criança. “Pegue uma toalha e coloque-a na dobra de seus quadris e faça uma postura de criança de pernas largas”, diz Boland. “Basta ter essa compressão contra o espaço logo acima de sua pélvis para realmente ajudar a nutrir o tecido”. Embora essa pode possa parecer um pouco mais intensa do que outras poses suaves, Boland diz que gera muito alívio na região pélvica.

Pose do Meio Senhor dos Peixes (Ardha Matsyendrasana)

Ardha Matsyendrasana
Foto: Shutterstock

Como a torção da coluna vertebral supina, essa postura de torção pode gerar movimento em toda a sua barriga e oferecer algum alívio para cólicas menstruais dolorosas. Ao se contrair através de seu meio com essa torção sentada, Boland diz que você está apoiando a saúde desses tecidos. Lembre-se de torcer apenas até onde for confortável para você e seu corpo.

Pose do Triângulo Revolvido (Utthita Trikonasana)

Foto: Shutterstock

Se você deseja um pouco mais de movimento em sua prática, experimente a postura do triângulo revolvido. Boland diz que essa postura ativa replica os benefícios das posturas de torção sentadas. Nesta postura, você continuará apoiando o tecido da região pélvica, estimulando o fluxo sanguíneo para ajudar a aliviar as cólicas menstruais ou o desconforto pélvico.

Postura da Deusa (Utkata Konasa)

Foto: Shutterstock

Essa postura é uma ótima postura para abrir a região pélvica, diz Boland. No entanto, você pode optar por passar essa postura se as cólicas menstruais forem mais intensas, e isso é completamente normal. Por outro lado, se você deseja um pouco mais de atividade, essa postura pode ajudar a apoiar o tecido ao redor da área pélvica, aliviando a dor menstrual.

-Publicidade-