6 dicas para correr sua primeira maratona com a linha GRIT

6 dicas para correr sua primeira maratona com a linha GRIT
Foto: Shutterstock

As corridas de rua e maratonas estão com um calendário mais concreto em 2022. Após quase dois anos de eventos de corridas presenciais suspensos, poder vivenciar o clima e a energia das provas é uma motivação a mais para os amantes e atletas desse esporte. Para quem prefere provas mais longas, é importante ter consciência da sua escolha, ter um bom planejamento e preparação com antecedência e, é claro, ter um bom equipamento.

+ Meio Maratonista: o pontapé inicial para correr os primeiros 5 km

+ 12 dicas para você encarar sua primeira corrida de aventura

+ Nias: o maior swell de 2022. Assista

As metas e motivações para cada prova e pessoa mudam, mas reunimos aqui alguns pontos que são comuns a todas as corredoras. Confira abaixo 6 dicas:

1. Escolha bem sua maratona

Importante decisão que vai guiar todo o seu trabalho de treino. Por isso, a escolha deve ser feita logo no início e os principais fatores que devem ser levados em consideração são: trajeto da prova, subidas no roteiro, estrutura de apoio ao corredor, temperatura média daquela cidade na época da prova e histórico de edições anteriores.

2. Converse com quem já viveu a prova escolhida

Se você não conhece ninguém que tenha corrido 42 km, por exemplo, para falar sobre as experiências e dicas da prova escolhida, procure por vídeos de quem já correu. Isso pode ajudar.

3. Siga uma planilha de treinos

A disciplina é a palavra de ordem para quem busca alcançar longas distâncias. E para conquistar isso, um acompanhamento profissional é fundamental, pois ele será o responsável por planejar a rotina de treino, conhecer seus ritmos e impulsionar sua evolução na corrida.

4. O que comer e beber?

Conte com o apoio de um nutricionista é ele quem vai poder indicar o que você precisa de acordo com as suas necessidades e rotina. E lembre-se: no dia da prova, use os alimentos e suplementos a que já está acostumada. Use o período de treinamento para acumular conhecimento e entender o que o seu corpo necessita.

5. Hidratação

Os organizadores das provas informam com antecedência de quantos quilômetros terão as estações de hidratação espalhadas ao longo da prova. Assim, é bacana montar uma estratégia com base nas estações de hidratação espalhadas ao longo da prova. Já na semana que antecede a prova, aumente o volume de água, isso vai fazer a diferença no dia da prova. Comece cerca de três dias antes para que seu corpo já esteja hidratado, ajudando a evitar até mesmo cãibras durante a corrida.

6. Teste os seus equipamentos com antecedência

Nada de usar tênis ou roupa nova no dia da prova. Assim você garante que nada está apertado ou largo demais, machucando, subindo ou descendo. Testando antes, você consegue ter a certeza que nenhuma das peças machuca ou atrapalha, tanto durante quanto depois da corrida. Isso te dará mais confiança. Essa dica vale tanto para suplementação, quanto para equipamentos (roupas, tênis, meias, tudo).

Para ajudar as mulheres, a Authen, a primeira empresa no Brasil a produzir uma linha de roupas de performance acessível para corredoras brasileiras, tornando-se a marca referência em inovação no seu setor, tem a Linha Grit, totalmente desenvolvida para os melhores treinos longos e dias de competição. Confira as novidades:

6 dicas para correr sua primeira maratona com a linha GRIT
Foto: Divulgação

LINHA GRIT | Para correr mais longe

Tops

  • Retirada do recorte abaixo do seios: garantem melhor encaixe em diferentes tipos de busto;
  • Recorte vazado nas costas mais fechado: marcando menos as gordurinhas;
  • Menos 29% de atrito: novo fecho que reduz as chances de machucados e novos acabamentos.

Bermudas e Leggings

  • Novo tecido exclusivo High Compression: zero transparência agora em mais movimentos e ângulos;
  • Redução de 29% no atrito: costuras flat reduzidas e com novo acabamento;
  • Bolso interno no cós maior;
  • Redução da sobra de tecido na barra das leggings;
  • Cós com compressão mais flexível: segurança de sempre mas sem incomodar ou marcar a cintura;
  • Recorte no entrepernas padronizado: garante mais conforto estético.

E aí, pronta para encarar sua primeira maratona? Com essas dicas, agora é só treinar e viver essa emoção! E lembre-se: para a pré-prova faça um checklist e deixe tudo pronto para a sua corrida:

  • Separe seu tênis de corrida e a roupa de corrida que você já testou;
  • Verifique se a bateria do seu relógio de monitoramento ou celular está carregada;
  • Separe sua suplementação;
  • Separe o número de peito e o chip de prova;
  • Não esqueça de levar um documento de identificação;
  • Verifique a previsão do tempo e separe os acessórios adequados;
  • Corre com música? Faça uma playlist de corrida;
  • Com o equipamento certo, sua corrida será um sucesso!

-Publicidade-