Apesar do fato de que estamos todos envelhecendo todos os dias de nossas vidas, nossa sociedade é totalmente obcecada com o conceito de antienvelhecimento. o mercado antienvelhecimento global é estimado em cerca de US$ 260 bilhões até 2022 .
Muitos de nós estão dispostos a desembolsar um bom dinheiro por um creme redutor de rugas sofisticado ou um tratamento facial aclamado, mas poucos param para realmente pensar em algumas das maneiras mais simples de retardar o avanço do envelhecimento. Na verdade, um dos tratamentos mais econômicos e saudáveis pode ser apenas observar o que você coloca no prato.
Acontece que nosso corpo é composto literalmente do que comemos. Todas as nossas células têm barreiras chamadas bicamadas lipídicas. “As bicamadas lipídicas (gordura) são criadas com triglicerídeos, que vêm das gorduras que ingerimos em nossa dieta, as proteínas compõem nosso sistema muscular e nossa restauração e recuperação, e os carboidratos alimentam nossas células e funções corporais, o que permite que nossos corpos permaneçam ativos. ”, explica Nicole M. Avena, Ph.D., professora assistente de neurociência na Escola de Medicina Icahn em Mount Sinai. “Outras vitaminas e minerais, como as vitaminas A, C, D e biotina, também afetam nossa aparência externa, incluindo nossos músculos, pele, olhos e cabelos.”
A perspectiva do envelhecimento e como ele se relaciona com os padrões alimentares não é novidade – na verdade, ele é pesquisado há décadas. Existem muitos estudos, incluindo um publicado na revista Current Opinion in Clinical Nutrition and Metabolic Care, relacionando a dieta mediterrânea, que é rica em frutas, vegetais, grãos integrais, legumes e nozes e sementes, ao aumento da expectativa de vida.
Infelizmente, a dieta padrão das pessoas, muitas vezes, é carregada de alimentos não saudáveis que não contribuem para a longevidade. Aqui, os médicos compartilham os alimentos que te envelhecem sem você perceber.
6 alimentos que te envelhecem:
1. Alimentos carregados de açúcar
Você provavelmente está ciente de que alimentos e bebidas açucarados não são os melhores para você, mas pode não perceber os danos que podem causar e como eles envelhecem. “O açúcar pode ser altamente inflamatório e pode quebrar o revestimento do intestino e causar problemas intestinais permeáveis, mas o açúcar também é prejudicial de outras maneiras”, explica a terapeuta nutricional funcional Tansy Rodgers.
Avena também aponta o preço que o açúcar causa em seu cérebro.
“O açúcar adicionado é rapidamente absorvido pela corrente sanguínea, levando a picos excessivos no sangue ao longo do dia”, diz ela. “Este e outros fatores de estilo de vida que não estão à altura podem levar a outros estados de doença e, eventualmente, doenças da mente, como Alzheimer e demência.” É uma boa ideia reduzir a ingestão de açúcar para não mais que 9 colheres de chá por dia, de acordo com a American Heart Association.
2. Carnes processadas
As carnes processadas, como calabresa, salsichas e pepperoni, não são apenas consideradas cancerígenas pela Organização Mundial da Saúde , o que significa que têm o potencial de causar câncer, mas também podem envelhecer bastante a pele.
“As carnes processadas estão cheias de sódio, nitratos e sulfitos, que podem desidratar a pele”, alerta Rodgers. “Eles também enfraquecem os níveis de colágeno de que a pele precisa para se manter gorda – sem mencionar que causam aumento da inflamação no corpo.”
3. Margarina
A manteiga é uma coisa, mas Rodgers adverte que a margarina e outros substitutos da manteiga estão cheios de gorduras trans e óleos vegetais não saudáveis. “A margarina é feita de óleo parcialmente hidrogenado, que tem sido diretamente ligado a doenças cardíacas, sem falar que aumenta a resposta inflamatória do corpo”, diz ela. “Outros óleos vegetais não saudáveis (sim, mesmo aqueles que dizem óleo de canola) não são melhores, pois podem causar estragos na saúde do coração e causar uma resposta inflamatória sistêmica que pode levar ao câncer e outros problemas inflamatórios.”
4. Laticínios convencionais
Apesar do que os anúncios de televisão nos anos 90 nos fizeram acreditar, o leite não é uma bebida milagrosa para a saúde. De fato, estudos, incluindo um publicado na revista Nutrients, relacionaram o consumo de leite de vaca à inflamação da pele, incluindo oleosidade excessiva e acne.
“O leite de vaca eleva os níveis de insulina, o que aumenta os níveis de cortisol circulante que se ligam às glândulas sebáceas da pele, aumentando a produção de sebo”, explica o médico naturopata e nutricionista clínico David Friedman. “O leite de vaca também contém um açúcar chamado lactose que pode levar a problemas digestivos como inchaço, gases, constipação e diarreia, além de sinusite.” Friedman recomenda experimentar algumas alternativas ao leite, como leite de amêndoa, caju, aveia e coco.
5. Alimentos ultraprocessados
Aqueles alimentos ultraprocessados que você encontra nos supermercados envelhecem demais. Isso porque eles foram adaptados de seu estado original. Refeições congeladas, refrigerantes, carnes curadas, doces e salgadinhos embalados, mudaram drasticamente de como eram originalmente cultivados ou criados na natureza, então eles têm muito pouco valor nutricional e nenhum antioxidante. “O consumo excessivo desses alimentos não apenas impede a ingestão de opções saudáveis, mas alguns alimentos processados com alto teor de açúcar ou carboidratos refinados também podem desencadear uma resposta inflamatória no corpo”, explica Roger E. Adams, Ph.D., médico de nutrição e proprietário da eatrightfitness . “Essa resposta causará um aumento natural dos radicais livres, o que pode levar a mais danos no futuro”.
6. Álcool
Embora não seja necessariamente um alimento, o consumo excessivo de álcool tem sido associado a inúmeros problemas de saúde, incluindo sinais acelerados de envelhecimento, de acordo com o National Institute on Aging . “O álcool age como um diurético que retira líquido da pele, o que leva ao ressecamento, linhas finas e rugas”, diz Friedman. “Além disso, o álcool pode afetar adversamente os níveis de vitamina A, um antioxidante importante na produção de colágeno, que mantém a pele elástica, flexível e com aparência jovem.” Ele recomenda sempre beber com moderação (uma bebida ou menos para mulheres e duas ou menos para homens, de acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA ).