5 minutos de exercício por dia já ajuda a baixar a pressão arterial, diz estudo

pressão arterial
Foto: BublikHaus / Shutterstock.
  • Manter a pressão arterial em níveis saudáveis melhora a saúde cardiovascular e reduz o risco de morte por causas como ataque cardíaco.
  • Um estudo recente descobriu que realizar atividades físicas, como correr ou pedalar, por apenas cinco minutos ao dia já ajuda a reduzir a pressão arterial sistólica e diastólica.
  • Os resultados apontam ainda que quanto mais atividade física maior é a queda na pressão arterial.

A hipertensão continua sendo um problema comum no Brasil, afetando quase 28% da população adulta. Ela contribui para a mortalidade e aumenta o risco de problemas graves, como doenças cardíacas e derrame. Especialistas estão interessados em encontrar métodos comprovados para ajudar a reduzir a hipertensão.

Um estudo publicado no Circulation, da American Heart Association, analisou os efeitos de diferentes atividades na pressão arterial.

Veja também
+ “Estamos a caminho de um suicídio planetário”, alerta climatologista
+ Quer maximizar sua performance? Descubra seu tipo de fibra muscular
+ O projeto que levou estudantes da rede estadual para o Parque Nacional dos Campos Gerais

Os pesquisadores descobriram que o aumento em atividades físicas, como correr, pedalar e subir escadas, foi associado a reduções na pressão arterial. Por exemplo, os resultados sugerem que trocar 21 minutos de tempo sedentário por atividade física pode reduzir a pressão arterial sistólica em cerca de 2 mmHg.

Os resultados destacam ainda o quanto o exercício pode influenciar a pressão arterial e como mudanças diárias podem ter um grande impacto na saúde cardiovascular.

Como a atividade física afeta a pressão arterial?

Os pesquisadores queriam examinar os padrões de atividade em um período de 24 horas e como eles influenciavam a pressão arterial, tanto a leitura sistólica quanto a diastólica. As atividades foram divididas em seis categorias distintas:

– Dormir
– Comportamento sedentário
– Em pé
– Caminhada lenta
– Caminhada rápida
– Atividades físicas, como ciclismo e corrida

O estudo transversal envolveu dados de 14.761 participantes de seis estudos de coorte observacionais. Esses estudos incluíram participantes que usaram rastreadores de movimento para monitorar os níveis de atividade.

Os participantes passaram, em média, 16 minutos por dia em atividades físicas e mais de 10 horas em comportamento sedentário. Quase um quarto dos participantes tomava medicação para hipertensão, e a média da pressão arterial era em torno de 132/79 mmHg.

Todos os grupos consideraram alguns fatores de influência, como consumo de álcool, status de tabagismo e idade. Alguns coletaram dados adicionais, como mobilidade e nível educacional.

Os pesquisadores realizaram várias análises para examinar os dados disponíveis. Descobriram que a prática de mais atividades físicas e o sono estavam associados a uma pressão arterial sistólica e diastólica mais baixa. Em contraste, níveis mais elevados de comportamento sedentário estavam associados a pressões arteriais mais altas.

Reduzir o tempo sedentário pode melhorar a pressão arterial

Ao analisar a redistribuição das atividades, os pesquisadores descobriram que substituir qualquer outra atividade por uma atividade física trouxe o maior benefício para a pressão arterial. Por exemplo, eles observaram que substituir cinco minutos de qualquer outro comportamento por uma atividade física estava associado a uma redução de aproximadamente 0,68 ponto na pressão arterial sistólica e de cerca de 0,54 ponto na diastólica.

Os resultados também sugerem que mais atividade física poderia gerar reduções mais significativas.

Por exemplo, os pesquisadores estimaram que uma queda de cerca de dois pontos na pressão arterial sistólica estava associada à substituição de 21 minutos de atividade sedentária por atividade física, mantendo as outras atividades iguais. Também estimaram que uma queda de um ponto na pressão arterial diastólica estava associada à substituição de 11 minutos de tempo sedentário por onze minutos de atividade física.

Os achados indicaram que substituir atividades sedentárias por outras, como caminhar, também poderia ajudar na pressão diastólica, mas o tempo de substituição precisaria ser maior. Por exemplo, substituir 95 minutos de comportamento sedentário por 95 minutos de caminhada lenta poderia ajudar a reduzir a pressão diastólica em um ponto.

“O estudo reforça nosso conselho para que todos incorporem o exercício regular na rotina diária. É encorajador ver mudanças mensuráveis na pressão arterial com apenas alguns minutos de exercício, algo que pode ser encaixado mesmo em agendas ocupadas. Sabemos que a atividade física promove mudanças em nossos órgãos e tecidos que melhoram seu desempenho e eficiência, o que pode levar a um melhor controle da pressão arterial. Ao aumentar a intensidade do exercício, aceleramos as mudanças fisiológicas que proporcionam benefícios para a saúde do coração”, destacou o Ao revisar o comunicado de imprensa, o cardiologista Cheng-Han Chen em depoimento ao Medical News Today.