Se você sofre de acne, está em boa companhia. Na verdade, é a condição de pele mais comum nos EUA e afeta cerca de 50 milhões de americanos a cada ano, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia. Geralmente associamos ter acne a espinhas no rosto, mas infelizmente essa condição incômoda não se restringe a uma área do corpo. Um estudo publicado no Journal of Drugs in Dermatology, que analisou 965 pacientes, descobriu que uma quantidade esmagadora experimentou acne em outras áreas do corpo, com 74% dos pacientes apresentando sintomas nas costas.
+ Família da escaladora Elnaz Rekabi tem casa destruída no Irã
+ 7 maneiras naturais de amenizar os sintomas da menopausa
+ Turista morre atingida por onda enquanto tirava selfie
Também conhecido como “bacne”, esses tipos de fugas tendem a se formar após o exercício.
“Durante um treino, suor e óleo são secretados pelos poros, que se misturam com bactérias e células mortas da pele”, explica Dendy Engelman, dermatologista cosmético e cirurgião de Mohs na Shafer Clinic em Nova York. “A situação é agravada quando roupas suadas são deixadas por muito tempo, pois isso causa fricção e torna as fugas mais prováveis”.
Outro potencial culpado da acne é não lavar as costas tão bem quanto o resto do corpo, especialmente o rosto. É verdade que as costas são uma área de difícil acesso, mas não limpá-la com eficiência, assim como deixar de esfoliá-la ou hidratá-la, pode causar o surgimento de acne, de acordo com Engelman.
A boa notícia é que a acne nas costas, como em outras áreas do corpo, é altamente tratável. Aqui, os dermatologistas compartilham suas melhores recomendações para combater a acne nas costas causada pelo treino.
Adicione um limpador de acne à sua rotina de banho
Se você ainda não mantém um limpador de acne em seu chuveiro, você pode querer começar a fazê-lo. Como a acne nas costas também pode estar relacionada ao acúmulo de oleosidade, bem como à inflamação e bactérias, Marisa Garshick, dermatologista da Medical Dermatology & Cosmetic Surgery na cidade de Nova York, recomenda o uso de um limpador medicamentoso contendo ácido salicílico ou peróxido de benzoíla algumas vezes por semana para prevenir e tratar fugas subsequentes. “Se os ingredientes estiverem irritando a pele das costas, não há problema em pular um ou dois dias e começar a usar o limpador novamente”, acrescenta ela.
Use tecidos que absorvem a umidade
Como o suor é um dos principais culpados que podem causar acne nas costas, Erum Ilyas, dermatologista da Schweiger Dermatology em King of Prussia, Pensilvânia, recomenda optar por tecidos que absorvem a umidade e afastam o suor da pele. “Isso pode ajudar a criar um ambiente onde os gatilhos de fungos e bactérias para fugas do corpo estão sob controle”, diz ela.
Limpe sua pele logo após o treino
Você pode nem sempre ter tempo para tomar banho depois de um treino, mas Engelman recomenda pelo menos enxaguar o corpo para livrar as costas do suor. “Sentado em suas roupas suadas por muito tempo depois de um treino é uma das piores coisas que você pode fazer, pois a umidade de suas roupas misturada com o acúmulo de óleo e suor só vai agravar o problema, esfregando mais suor, óleo e bactérias nos poros”, ela diz. Se você não tiver acesso a um chuveiro, ela recomenda pelo menos vestir roupas limpas e secas.
Esfolie regularmente
“A esfoliação pode ajudar muito a combater a acne nas costas. O acúmulo de células mortas da pelo, suor, bactérias e óleo ficam na pele e têm o potencial de causar erupções”, explica Engelman. “Ao esfoliar, você está limpando esse acúmulo, limpando a pele e promovendo uma barreira cutânea mais saudável”. Como suas costas são uma área de difícil acesso, ela recomenda obter uma escova esfoliante traseira de cabo longo. “Essa ferramenta permitirá que você alcance áreas difíceis e dê as costas à limpeza de que tanto precisa após um bom treino”, acrescenta ela.
Use um shampoo antifúngico ou anticaspa
Após um treino extenuante, o suor e o calor podem promover o crescimento excessivo de uma levedura cutânea chamada Malassezia, explica Rina Allawh, dermatologista da Schweiger Dermatology, que pode obstruir os poros da pele e desencadear uma resposta inflamatória da pele, causando espinhas e cistos dolorosos. “Esse tipo de acne nas costas é tipicamente pequenas espinhas que aparecem aproximadamente do mesmo tamanho”, diz ela. Ela recomenda optar por um xampu antifúngico e/ou anticaspa que contenha enxofre, selênio e/ou zinco como sabonete corporal para tratar e prevenir esse tipo de acne.