A menos de 200 dias para o início, os Jogos de Paris 2024 prometem ser diferentes de todas as outras Olimpíadas já realizadas.
Neste ano, pela primeira vez na história, a cerimônia de abertura acontecerá do lado de fora de um estádio. O cenário inédito será o famoso rio Sena, no coração de Paris.
Veja também
+ Face norte do Everest é reaberta para escaladores internacionais
+ Bariloche além da neve: 4 atrações de natureza para o verão
+ Siga estas 3 dicas e mantenha o ritmo dos treinos nas férias
+ Brasileiros disputam Mundial Júnior da WSL na Califórnia
Além disso, a culinária gourmet e uma igualdade de gênero sem precedentes são apenas alguns dos ingredientes que destacam Paris das demais.
Separamos abaixo cinco aspectos que diferenciam os Jogos Olímpicos de Paris 2024 de qualquer Olimpíada anterior.
Cerimônia de Abertura
Paris 2024 está prestes a revolucionar o conceito de Cerimônia de Abertura. No dia 26 de julho, mais de meio milhão de pessoas são esperadas para acompanhar ao vivo a primeira cerimônia ao ar livre já realizada dos Jogos de Verão.
Com locais esportivos espalhados pelo coração da capital francesa, a Cerimônia percorrerá a principal artéria parisiense — o Rio Sena. Cada delegação atravessará o rio em barcos, com os 10.500 atletas percorrendo 6 quilômetros até o mundialmente famoso Trocadero, onde acontecerão os últimos shows.
Experiencing the #Paris2024 Opening Ceremony along the River Seine. 🤩🇫🇷 pic.twitter.com/xWRzbhRnOn
— The Olympic Games (@Olympics) July 26, 2023
Incorporação de ícones parisienses
Em uma cidade icônica como Paris, é natural que os locais esportivos olímpicos incorporem os marcos que tornam este destino tão encantador.
Os espectadores do vôlei, por exemplo, verão a Torre Eiffel logo ao lado da arena ao ar livre, enquanto o Trocadero oferecerá uma plataforma de observação que proporciona uma vista panorâmica da cidade, permitindo que os espectadores assistam ao triatlo, ciclismo de estrada, maratona e muito mais do alto.
Os espectadores poderão experimentar os Jogos a pé ou usando transporte público, já que 80% dos locais de competição estão localizados dentro de um raio de 10 km da Vila Olímpica e Paralímpica.
Retorno de estrelas do esporte
Além de uma nova geração de atletas, algumas das maiores estrelas do mundo retornarão ao palco olímpico em Paris.
O potencial retorno de todas as três últimas campeãs olímpicas na ginástica artística individual — Sunisa Lee, Simone Biles e Gabby Douglas — está pronto para ser comparado com o título do “Dream Team” de 1992 de Michael Jordan, Charles Barkley e Magic Johnson.
Se todas as três integrarem a equipe olímpica dos EUA em 2024, competirão diretamente pela conquista do ouro no individual geral. Mas a brasileira e bicampeã mundial Rebecca Andrade é uma das favoritas para estragar essa história.
A new 'Dream Team' at #Paris2024?
Here is what 🇺🇸 @TeamUSA 2008 all-around champion Nastia Liukin said about @gymnastics trio Simone Biles, Sunisa Lee and Gabby Douglas.
Full story ➡️ https://t.co/hw9vbfSSNq pic.twitter.com/hCyuHMCrom
— The Olympic Games (@Olympics) December 28, 2023
LeBron James é outra atração que provavelmente abrilhantará Paris, mas sua aparição pode ser a última nos Jogos Olímpicos. A lenda global do basquete considerou abertamente a aposentadoria após os playoffs da NBA de 2023, após uma derrota difícil para o Denver Nuggets, mas retornou agora para a sua 21ª temporada. Isso tendo expressado publicamente seu interesse em competir em Paris.
Igualdade de gênero
Paris 2024 será a primeira Olimpíada na história a alcançar a igualdade numérica de gênero, anunciou o Comitê Olímpico Internacional em março de 2023.
No maior evento esportivo do mundo, 5.250 homens e 5.250 mulheres vão competir de 26 de julho a 11 de agosto. Além disso, autoridades locais e Paris 2024 comprometeram-se a renomear instalações esportivas com nomes de mulheres importantes, abordando a disparidade atual, onde apenas 1% das instalações na França recebe o nome de mulheres.
Culinária gourmet
O tema da culinária de Paris 2024 é: “Gourmet, local e plant-based”. Com os Jogos acontecendo em um país famoso por suas delícias gastronômicas, atletas e espectadores podem esperar uma variedade de opções parisienses no Village dos Atletas e nos locais esportivos ao redor.
A visão alimentar estabelecida para as próximas Olimpíadas pretende usar os Jogos “para destacar como alimentos criativos e sustentáveis podem ser produzidos em um grande evento internacional”.
Agricultores, chefs, artesãos, proprietários de restaurantes, fornecedores de serviços de catering, nutricionistas e outros colaborarão para apresentar o que a França tem de melhor em termos de culinária.