Sentir-se confiante em sua pele é importante. Embora outras pessoas possam não perceber se você tem uma mancha, isso pode afetar sua auto-estima. Inflamações de pele de qualquer tipo podem consumir tudo, deixando você pensando apenas em sua aparência (e pode ser doloroso também). Embora existam muitas causas de espinhas, como bactérias, excesso de oleosidade e pele morta, que podem bloquear os poros, você deve evitar alguns alimentos se acne for uma preocupação.
Leia mais:
+ Receitas caseiras para tratar acne são eficazes?
+ 5 dicas para manter sua pele hidratada neste verão
+ Conheça os benefícios da vitamina C para a pele
Embora a comida por si só não cause espinha diretamente, o que você come desempenha um papel importante na saúde da sua pele. Ah! E também pode contribuir para manchas. Se você deseja manter a pele limpa, tente limitar esses cinco alimentos, que podem desencadear erupções cutâneas e causar inflamação na pele.
1. Grãos refinados e açúcar
Não é surpresa que grãos e açúcares refinados possam desencadear muitos efeitos colaterais negativos para sua saúde. Esses dois ingredientes podem alterar a glicose no sangue, aumentar os desejos e, sim, até afetar sua pele. Ambos podem promover a acne , tornando-o mais propenso a surtos.
Então, em que exatamente são encontrados os grãos refinados e o açúcar? Você encontrará grãos refinados em pães, biscoitos, cereais e massas feitas com farinha branca. O açúcar refinado pode ser encontrado em diversos tipos de sobremesas, como bolos, brownies e doces; também é encontrado em bebidas açucaradas, como sucos de caixinha e refrigerantes. Muitos adoçantes, como xarope, mel, agave e açúcar de cana, também contêm açúcar.
Estudos demonstraram que uma maior ingestão de carboidratos de alimentos com alto índice glicêmico, como grãos refinados e açúcares, está ligada à prevalência de acne. Na verdade, a pesquisa sugere que quanto mais açúcar as pessoas comem em alimentos como doces e bolos, maior o risco de espinhas. Além disso, os carboidratos refinados aumentam os níveis de açúcar no sangue, pois são rapidamente absorvidos pelo corpo, o que faz com que os níveis de insulina subam. Isso, por sua vez, aumenta os hormônios que promovem a produção de sebo, o que contribui para um maior risco de acne.
Para reduzir acne, limite grãos refinados e açúcares. Em vez disso, concentre-se em carboidratos ricos em fibras, como grãos integrais, feijões, legumes e vegetais, que não aumentam o açúcar no sangue.
2. Laticínios
Os laticínios afetam a pele de cada pessoa de maneira diferente. Algumas pessoas que eliminaram os laticínios de suas dietas afirmaram que suas peles ficaram mais limpas. Outros limitam o leite de vaca e continuam comendo iogurte e queijo para reduzir as manchas. Como os laticínios afetam a saúde da nossa pele é complexo; existem muitos tipos diferentes de laticínios, com vários níveis de carboidratos, proteínas, gorduras e nutrientes. Isso tudo pode afetar a pele de maneira diferente.
A Academia Americana de Dermatologia afirma: “O leite de vaca pode aumentar a acne devido a alguns dos hormônios do leite que causam inflamação dentro do corpo. Essa inflamação pode obstruir os poros, resultando em acne. No entanto, mais pesquisas são necessárias.” Uma revisão de meta-análise de mais de 78.500 crianças e adultos jovens descobriu que a ingestão de laticínios aumentava o risco de acne quando comparada a pessoas que não consumiam laticínios. Mas muitas das pessoas relataram seus resultados, o que pode levar a vieses.
Os laticínios oferecem muitos benefícios, como proteínas, cálcio e vitamina D. No entanto, se estiverem afetando negativamente sua pele, convém usar alternativas. Leite de amêndoa, leite de caju ou leite de aveia são ótimas opções. Antes de eliminar completamente os laticínios, consulte seu dermatologista ou nutricionista para determinar o que você precisa.
3. Carnes com alto teor de gordura
A dieta ocidental é notória por incluir muita carne com alto teor de gordura, que pode contribuir para doenças cardíacas, obesidade, câncer e surtos. Pesquisas também mostram que comer carne com alto teor de gordura pode aumentar os hormônios que estimulam a produção de mais folículos sebáceos, que podem bloquear os poros e causar acne.
Embora acne não seja uma ameaça à vida, elas ainda são uma preocupação – uma preocupação que torna importante o corte de carne. Você pode fazer isso usando cortes magros ou incluindo mais proteínas vegetais em sua dieta. Cortes magros de carne incluem peitos de frango desossados e sem pele; salmão; peixe branco; lombo de porco; e 93% de carne moída sem gordura. Proteínas vegetais incluem leguminosas, feijões, tofu, tempeh, edamame, quinoa, nozes e sementes.
4. Fast food
Você já sabe que fast food não é ideal para sua saúde. E agora, cada vez mais pesquisas apontam para esse tipo de alimento como um contribuinte para o aumento de acne. Especificamente, alimentos fritos como batatas fritas em muito óleo podem causar inflamação ligada a manchas na pele.
Estudos mostraram uma forte correlação entre adultos jovens que comem fast food com frequência e uma probabilidade 17% maior de contrair acne, em comparação com aqueles que não comem fast food com tanta frequência. A razão? Fast food pode alterar os níveis hormonais, o que promove a acne.
Como tudo na vida, a moderação é fundamental. Com que frequência e quanto você come é importante quando se trata de fast food. Não é necessário eliminar completamente um alimento, a menos que você tenha uma alergia. Em vez disso, fique atento a quantas vezes você come fast food e quais alimentos você pede.
5. Cafés especiais
Não, você não precisa desistir do café – estamos falando de cafés açucarados, do tipo carregado de calorias aqui! Eles podem ter um sabor delicioso, mas não favorecem a sua pele. O café contém cafeína, que não causa acne diretamente, mas pode aumentar o estresse e os níveis de cortisol se você tomar demais. Níveis mais altos de cortisol contribuem para o aumento da produção de óleo, o que pode causar mais surtos de acne.
A ingestão excessiva de açúcar que vem com muitas bebidas de café especiais também pode contribuir para a acne, aumentando os níveis de açúcar no sangue e insulina, aumentando assim a produção de sebo.