Downhill tenso


TREINO: Bernardo testa a pista dias antes do evento (Foto via Facebook)

No último domingo (21/ junho), enquanto disputava a terceira etapa do City Downhill, em Bratislava (capital da Eslováquia), o brasileiro Bernardo Cruz foi surpreendido por um grupo de homens identificados pelas autoridades locais como "neonazistas". Eles participavam de um comício anti-imigração que mobilizou cerca de oito mil eslovacos. O protesto foi definido como um ato anti-islâmico que visa por fim à cota de imigrantes naquele país.

O que foi totalmente inesperado, no entanto, foi o ato ter refletido na competição, fazendo com que o evento fosse suspenso. Indignado, Bernardo postou o vídeo de sua descida, interrompida pelo vandalismo coletivo, mas disse que pretende voltar no ano que vem à Bratislava. “Esta cidade é maravilhosa”, afirmou.

Em seguida, o brasileiro recebeu o apoio de dezenas de moradores locais, que se desculparam pelo incidente. Alguns também aproveitaram o espaço para dizer que não se tratavam de neonazistas, mas de manifestantes que lutavam por uma causa legítima. Eles foram categorizados dessa forma pela polícia para descreditar a manifestação, e que o City Tour foi cancelado pelos organizadores, e não pelos manifestantes. O fato é que o evento acabou naquele exato momento. Veja o vídeo a seguir e tente tirar alguma conclusão.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo