Abacaxi suculento. Coco saboroso. Proteína sempre fresquinha. Isso sem falar no ômega 3. Estas receitas havaianas vão fazer você querer gritar “aloha!”
Leia Mais:
+ 6 receitas com iogurte grego para turbinar seu lanche
+ 3 sucos poderosos para melhorar a imunidade e espantar doenças
1) ESPETINHOS AGRIDOCE
Você não precisa de corantes para conseguir a cor cereja famosa nesta receita de luaus havaianos. A beterraba faz isso – e ainda tem o bônus dos nutrientes. Aposte neles!
2 col. (sopa) de molho de soja light
2 col. (sopa) de molho de hoisin
1 col. (chá) de açúcar mascavo
1/4 col. (chá) de cinco perfumes chineses (mistura de pimenta-de-sichuan, sementes de funcho, canela, anis-estrelado e cravinho)
1/4 col. (chá) de pó de beterraba (encontrado em lojas de produtos naturais)
500g de peito de frango sem pele, cortado em pedaços de 1 cm cada
1 abobrinha grande, cortada em quadradinhos
8 espetinhos de madeira, umedecidos
- Em uma tigela média, misture o shoyu e o molho de hoisin, o açúcar mascavo, os cinco perfumes chineses e o pó de beterraba. Separe 2 col. (sopa) do mix; adicione o frango à marinada que restou e mexa os pedaços até todos estarem cobertos de molho. Cubra e refrigere de 30 minutos a 1 hora.
- Acenda a grelha. Nos espetinhos, alterne pedaços de frango e abobrinha. Grelhe, virando uma vez, até que estejam uniformemente cozidos, o que deve levar de 5 a 6 minutos de cada lado. No último minuto de cocção, jogue o restante do molho (separado lá em cima) por cima dos espetinhos.
Rende 4 porções
Por porção (2 espetinhos): 170 cal., 3,5g de gord. (1g sat.), 8g carb., 5g açúcar, 530 mg de sódio, 1g fibra, 26g prot.
2) POKE COM GENGIBRE
Dizem que esta entrada com peixe cru surgiu em alto mar, quando os pescadores famintos apenas abriam seus pescados, temperavam e montavam lanchinhos saudáveis. As recentes descobertas sobre os ácidos graxos do salmão mostram que eles auxiliam no combate aos picos de pressão arterial causados por outros alimentos.
2 col. (chá) de molho de soja
1 col. (chá) de gengibre ralado
1/2 pimenta vermelha picadinha
500g de filé de salmão sem pele, cortado em cubos
1/4 xíc. (chá) de cebola roxa picada
1/4 xíc. (chá) de cebolinha (apenas a parte verde) picada, e mais uma para decoração.
- Junte o gengibre, o molho de soja e a pimenta em uma tigela média; mexa
- Adicione o salmão, a cebola, a cebolinha. Misture bem. Sirva imediatamente ou refrigere por até 4 horas.
Rende 4 porções
Por porção: 170 cal., 7g gord. (1g sat.), 2g carb., 1g açúcar, 430 mg sódio, 0g fibra, 23g prot.
3) BOLINHO DE BATATA-DOCE
Residentes da ilha japonesa de Okinawa, onde essas delícias roxinhas apareceram – muito antes de chegarem ao Havaí –, estão entre os mais longevos do mundo. Uma possível razão? A densidade nutritiva dessas batatas, ricas em vitamina C, fibras, potássio e antocianinas, ligadas a compostos que mantêm distantes vários tipos de câncer. Aproveite esse prato como uma entrada ou acompanhamento.
3 batatas doces médias descascadas e cortadas em pedaços de 2 cm
3/4 xíc. (chá) de creme de ricota
2 col. (chá) de pasta de alho
1/3 xíc. (chá) de ervas (cebolinha, salsinha, coentro) e mais algumas para decorar
1 ovo grande, levemente batido
2 col. (chá) de sal (ou mais, a gosto)
2 col. (chá) de óleo de coco
1. Em uma panela para cozimento a vapor, encha de água até quase a boca. Coloque as batatas na cestinha e cozinhe em fogo médio por 15 a 20 minutos, até que elas estejam fáceis de espetar com o garfo. Tire do fogo e reserve com a tampa aberta para esfriar.
- Separe 2 col. (sopa) de creme de ricota. Despeje o resto em uma tigela, batendo até que fique fofinho. Misture 1 col. (chá) da pasta de alho e salgue a gosto.
- Transfira a batata já fria para uma tigela e amasse até chegar a uma consistência de pedaços. Junte o creme de ricota que falta, a pasta de alho restante, as ervas, o ovo e 2 col. (chá) de sal.
- Aqueça 1 col. (chá) de óleo de coco em uma grande frigideira antiaderente. Coloque colheradas da mistura de batatas, reservando um espaço entre elas de cerca de 2 cm, e apertando cada bolinho com uma espátula para ficar mais plano. Cozinhe por 2 minutos, até ficarem dourados e, então, vire, deixando mais 2 minutos. Transfira os prontos para um prato e repita o procedimento com o restante da massa. Sirva quente com creme de ricota temperado com algumas gotinhas de pimenta.
Rende 4 porções
Por porção: 250 cal., 17g de gord. (3,5 sat), 21g carb., 240mg de sódio, 8g de fibras, 6g de proteína.
4) LANCHE PÓS-SURF
A última das receitas havaianas é esse popular energético para comer após uma sessão no mar tem um sabor tão maravilhoso que dá até aquela sensação de culpa. As frutas secas garantem energia, o coco ativa os queimadores de gordura e os cacau nibs entregam flavonoides, melhorando a imunidade.
2 bananas médias
1 1/2 xíc. (chá) de abacaxi
1/2 xíc. (chá) de leite de amêndoas sem açúcar
1/2 xíc. (chá) de macadâmias picadas e torradas
1/2 xíc. (chá) de raspas de coco torradas
1 col. (sopa) de cacau nibs
4 col. (sopa) de mel
- Misture a banana, o abacaxi e o leite de amêndoas no liquidificador. Use a tecla “pulsar” até engrossar o mix.
- Divida igualmente em 4 tigelas geladinhas as frutas secas, as raspas de coco, os cacau nibs e o mel. Decore com flores comestíveis, se desejar.
Rende 4 porções
Por porção: 310 cal., 22g gord. (9g sat.), 29g carb., 16g açúcar, 90 mg sódio, 6g fibras, 3g prot.