4 razões para adicionar mais alho à sua dieta

benefícios do alho na dieta
Foto: shutterstock

À medida que os cientistas analisam os efeitos da dieta na saúde, eles descobrem que cada vez mais os alimentos do dia a dia oferecem benefícios que vão muito além de tornar os pratos mais saborosos. O alho, um ingrediente encontrado em quase todas as cozinhas, surgiu como um desses superalimentos.

Leia mais:

+ 6 superalimentos poderosos para a sua saúde e performance

+ Saiba como garantir a quantidade ideal de proteínas em sua dieta

+ Comer alho cru faz bem? Veja benefícios e cuidados

Comer alho regularmente não é bom apenas para nós; tem sido associado à redução de doenças cardíacas, derrames, câncer e infecções. O alho contém alicina, um composto de enxofre orgânico que fortalece a imunidade, melhora a saúde do coração, diminui a inflamação e até age como um agente antibacteriano para banir doenças bacterianas e intoxicações alimentares.

Além de todos esses benefícios, separamos 4 razões para te convencer de vez a adicionar mais alho à sua dieta:

Protege o coração

O alho tem sido reconhecido como sendo fundamental tanto no tratamento quanto na prevenção de doenças cardiovasculares, a principal causa de morte no Brasil. De fato, em um estudo publicado no Journal of Nutrition, o alho demonstrou ajudar a reverter a doenças cardíacas, removendo o acúmulo de placas nas artérias dos pacientes.

Combate a pressão alta

A pressão alta, ou hipertensão, é um dos maiores causadores de doenças cardiovasculares. Estudos em humanos descobriram que os suplementos de alho têm um sério impacto na redução da pressão arterial em pessoas com hipertensão. Em um estudo, 600 a 1.500 mg de extrato de alho envelhecido foram tão eficazes quanto o medicamento Atenolol na redução da pressão arterial durante um período de 24 semanas.

Aumenta o sistema imunológico

O alho é um bom reforço de imunidade. Um estudo descobriu que a suplementação diária de alho reduziu o número de resfriados em 63% e a duração dos sintomas do resfriado em 70%. Outro estudo descobriu que uma alta dose de extrato de alho envelhecido (2,56 gramas por dia) reduziu o número de dias de doença para resfriado ou gripe em 61%.

Melhora o desempenho atlético

O alho é a substância original para melhorar o desempenho. Foi dado a atletas olímpicos na Grécia antiga, e nos tempos medievais foi dado a trabalhadores para combater a fadiga. Um estudo publicado no Indian Journal of Physiology Pharmacology sugeriu que o alho pode melhorar o desempenho atlético aumentando o VO2 Max, que é a capacidade do seu corpo de consumir oxigênio.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo