3 tipos de alimentos que você deve evitar para diminuir o risco de pressão alta

3 tipos de alimentos que você deve evitar para diminuir o risco de pressão alta
Foto: Freepik

Não é nenhum segredo que a pressão alta é um risco à saúde. O aumento da pressão arterial tem sido associado a ataques cardíacos, derrames, demência e outras doenças, e evitar seu aumento pode ser mais difícil do que você pensa — em partes, graças à alimentação. Um dos principais culpados pela pressão alta é o sódio, que está presente em uma enorme gama de alimentos. E para ajudar a manter a pressão arterial sob controle, é uma boa ideia estar ciente de quais alimentos contêm muito sal. Confira a seguir com informações da “Slice”.

+ 9 alimentos que causam inchaço e você não sabia

+ Slow food: a refeição perfeita para seu pós-treino

+ Wing Surf cresce e ganha adeptos em todo mundo

Pães

Embora um pão médio tenha apenas 100 a 200 mg de sódio, esse número tende a crescer muito rapidamente. Isso porque, muitas vezes, o pão é consumido em maiores quantidades durante o dia (por exemplo, no café da manhã e no café da tarde).

Pizzas, tacos e burritos

Pizzas são feitas de massa de pão, molho de tomate e queijo, que contêm altas quantidades de sódio — além dos outros ingredientes, que podem aumentá-las ainda mais. E o mesmo vale para a comida mexicana.

Alimentos enlatados

Para manter sua não-perecividade, sopas e vegetais enlatados geralmente são repletos de sódio. Em média, uma lata de sopa contém até 1,8 mil miligramas da substância — o que é aproximadamente o valor total de sua ingestão diária recomendada (IDR).

Quais alimentos consumir

Uma estratégia para manter seus níveis de sódio sob controle pode ser buscar alimentos ricos em potássio, que ajuda a combater os efeitos negativos do sal. Vegetais frescos, abacate, banana e peixes são ricos em potássio e também contêm outras vitaminas e minerais essenciais.