12 sinais estranhos de que você está desidratado

12 sinais estranhos de que você está desidratado
Foto: Rawpixel

Você já sabe o que é sentir sede. Pode ficar forte depois de um jogo de futebol particularmente suado ou de um dia de recados sem sua confiável garrafa de água . Mas alguns sintomas de desidratação são mais sutis – ou até um pouco estranhos. A desidratação é perder mais líquido do que você ingere. Felizmente, os primeiros sinais de que você está desidratado começam leves e desaparecem quando você encontra aquela garrafa de água e toma alguns goles.

+ 6 nutrientes que você precisa ingerir em uma dieta sem glúten

+ Tudo bem sentir dor no alongamento? Veja como praticar sem prejuízos

+ Tatiana Weston-Webb fora do Billabong Pro Pipeline

“Quando você começa a urinar com pouca frequência, urina amarela escura, dores de cabeça, cãibras musculares ou sensação de calor com a pele fria ao toque, todos esses são sinais leves, e seu corpo está informando que você precisa de água”, diz Jay Woody, MD, médico do pronto-socorro pronto-socorro do Legacy ER & Urgent Care . “A maioria das pessoas pode se livrar desses sintomas simplesmente bebendo água e reidratando o corpo.”

É importante saber que a desidratação pode atingir as mulheres com mais frequência porque as mulheres têm uma porcentagem menor de água para o peso corporal do que os homens. Isso pode levar as mulheres a se tornarem mais sintomáticas do que os homens com perdas semelhantes de fluido corporal, explica Natasha Trentacosta , MD, especialista em medicina esportiva e cirurgiã ortopédica do Instituto Cedars-Sinai Kerlan-Jobe.

Mas aqui estão alguns dos sinais mais incomuns de que você está desidratado para ficar de olho:

1. Você está com coceira

“A perda de água das células da pele resulta no encolhimento das células da pele”, diz o dermatologista Ahmad Chaudhry, MD Além da sensação de pele seca ao toque, ela pode ficar com coceira e descamação.

2. Seu hálito fede

Quando você está desidratado, menos saliva é produzida, diz a nutricionista Paula Doebrich , RDN, MPH. Como o principal papel da saliva é remover as bactérias da boca, isso pode levar ao mau hálito.

3. Seus olhos parecem diferentes

Desidratação também afeta os olhos, diz oftalmologista Angelique J. Pillar , MD Além de sentir os olhos secos, você pode começar a notar olheiras ou olhos encovados ou vazios.

4. Seus músculos estão com cãibras

A desidratação é um erro de treinamento comum que pode levar a cãibras musculares, espasmos e, finalmente, lesões. O ciência não é conclusiva , mas a desidratação é uma causa suspeita de lesões relacionadas ao esporte.

5. Você está constipado

A água é necessária para uma função digestiva adequada, diz Paula Doebrich , RDN, MPH. “Quando você está desidratado, os intestinos não conseguem adicionar água suficiente às fezes”, diz ela. “Como resultado, você pode ter dificuldade em ir ao banheiro.”

6. Você está desejando algo doce

Quando você está desidratado, você pode sentir vontade de comer doces. Isso é especialmente comum quando você já está desidratado e faz exercícios intensos, diz Doebrich. Uma vez que os estoques de energia estão esgotados, o corpo pode sinalizar para corrigir o déficit – e a maneira mais rápida de fazer isso é com açúcar. Tenha certeza de hidratar adequadamente após o treino.

“Lembre-se de que esses desejos nem sempre são ruins”, diz Doebrich. “Em alguns casos, especialmente se a desidratação for devido à atividade física, a ingestão de uma bebida esportiva isotônica contendo carboidratos é realmente uma boa maneira de reidratar.”

7. Seu treino foi um fracasso

O desempenho do exercício sofre quando seu corpo não está adequadamente hidratado. Mas isso não significa que você deve beber água e voltar para lá. Em vez disso, reabasteça o líquido perdido lentamente.

8. Você está ansioso

“A desidratação faz com que seus vasos sanguíneos se contraiam e sua frequência cardíaca pode aumentar. Estes podem imitar sentimentos de ansiedade”, diz o neurologista Santoshi Billakota , MD

9. Você é mal-humorado

Mais sinais de que você está desidratado incluem irritabilidade, confusão mental e cognição lenta. Se você estiver de mau humor ou sentir que seu cérebro está funcionando em câmera lenta, talvez seja necessário encontrar uma bebida. Beba algo com eletrólitos em particular, diz Billakota.

10. Sua visão muda

A desidratação pode causar fadiga ocular que torna sua visão distorcida, diz Pillar. Visão turva e flutuadores oculares, ou manchas em sua visão, também são comuns.

“É importante reconhecer esses sintomas e beber mais água, devido ao risco de visão crônica e condições oculares diretamente resultantes da desidratação”, diz Pillar. “Marque uma consulta para um exame oftalmológico se você começar a beber água e ainda tiver esses problemas.”

11. Sua pele não se recupera

Um teste rápido do seu estado de hidratação é beliscar a pele do abdômen na frente do esterno. Se não se recuperar rapidamente, você precisa do status da água, diz Chaudhry. Sinais de desidratação frequente podem incluir rugas e linhas finas que aparecem na pele.

12. Você está com dor de cabeça

“As dores de cabeça são um sinal precoce muito comum de desidratação em mulheres”, diz Trentacosta. Quando o corpo perde água, ele também perde água do cérebro, fazendo com que ele encolha temporariamente. A dor que você sente são as terminações nervosas sendo esticadas. Evite isso com uma bebida hidratante não chata.

Quanta água você deve beber?

As necessidades de hidratação de todos variam com base em fatores como tamanho do corpo e nível de atividade. A regra geral é beber oito copos de água por dia de copos de 8 onças para um total de 64 onças, diz Woody. Você também pode encher sua garrafa de água de 16 onças quatro vezes.

Quando os sinais de desidratação ficam mais graves, você pode sentir tontura, confusão mental, batimentos cardíacos acelerados, convulsões e incapacidade de chorar, urinar ou suar.

“Neste ponto, não é apenas essencial obter líquidos em seu corpo, mas também pode ser necessário consultar um profissional médico que possa ajudar a administrar os cuidados adequados para uma recuperação completa”, diz Woody.

Texto publicado originalmente em Oxygen Magazin.

-Publicidade-