10 dicas infalíveis para acampar com crianças

Por Redação

acampar com crianças
Foto: shutterstock

Viajar em família é sempre uma experiência de muitos desafios e, ao mesmo tempo, aprendizado e conexão. Mas você já pensou em levar as crianças para acampar com você?

Leia mais:

+ 5 das trilhas mais bonitas do mundo para fazer em 2023

+ O que ativismo pode ensinar as crianças sobre a vida

+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia

Seja durante um final de semana, feriado ou nas férias, levar seus filhos para dormir em uma barraca é uma forma divertida e inusitada de sair da rotina, além de ficar mais perto da natureza, o que é algo muito benéfico, especialmente na infância.

Mas, como qualquer outra atividade, para que o acampamento em família seja uma experiência bem aproveitada e divertida para todos, é preciso se organizar, se planejar e ter muito jogo de cintura. Para ajudar, separamos aqui 10 dicas para acampar com crianças. Nossas sugestões envolvem desde questões práticas até ideias para fazer você e os pequenos aproveitarem ao máximo toda a aventura!

1. Escolha um acampamento com boa estrutura

Você até pode não planejar nada e só ir, mas com crianças essa não é exatamente a melhor ideia. Então faça uma pesquisa sobre os campings com mais conforto e segurança, procure por regiões com clima ameno – nem muito quente e nem muito frio -, com bons banheiros e com cozinha. Lembre-se: antes de ir, é fundamental saber como funciona o lugar, bem como entender mais sobre a estrutura, regras e localização.

A criançada tem necessidades diferentes dos adultos, além do preparo físico não ser o mesmo. Uma boa dica é escolher um lugar com estrutura segura e possibilidades de lazer. Procure por acampamentos com recreação ou pelo menos área ampla para vocês fazerem as suas brincadeiras. Aqui vale pedir referências a amigos, pesquisar na internet e conferir depoimentos online de quem já frequentou os lugares de interesse.

2. Leve somente itens essenciais

O desafio de acampar com crianças também envolve a organização das malas. Para ficar mais fácil de lidar com essa questão, faça uma lista dos itens que são imprescindíveis e serão realmente usados em diversos momentos. Comece por imaginar como será a programação da viagem e as atividades diárias. Para ajudar, separamos alguns itens de cuidado pessoal, mas vale lembrar que é necessário levar em conta o clima e as especificidades do lugar.

Itens essenciais para os cuidados pessoais são:

  • roupas confortáveis para o dia e aconchegantes para a noite;
  • tênis apropriado para caminhadas e atividades ao ar livre;
  • chinelo;
  • boné ou chapéu;
  • álcool em gel 70% para assepsia em momentos que não esteja perto de água e sabão;
  • protetor solar;
  • repelente;
  • itens de higiene pessoal (escova e pasta de dente, shampoo, condicionador, sabonete, papel higiênico também);
  • toalha de banho;

Não vá esquecer itens como barraca, colchões infláveis/colchonetes/sacos de dormir, cobertores, travesseiros – é importante lembrar de levar lanterna, guarda-chuva e capa de chuva, toalhas, tesoura, faca e demais ferramentas para emergências. Todos os equipamentos precisam ser de qualidade para garantir o conforto da criançada – principalmente durante o sono.

3. Não esqueça de documentos pessoais

Como em qualquer viagem, é muito importante não esquecer de levar os documentos da molecada (e adultos também). Se você for levar um sobrinho ou uma criança que não seja seu filho, informe-se antes porque alguns campings só permitem crianças acompanhadas dos próprios pais ou com autorização legal deles.

4. Kit de primeiros socorros sempre salva

Vivências outdoor são incríveis para a saúde e bem-estar dos pequenos, mas qualquer passeio pode resultar em algum ferimento, arranhão e até dor de barriga. Para não passar apuros em possíveis emergências, basta se prevenir.

Alguns acampamentos oferecem assistência de primeiros socorros, mas é sempre bom não precisar depender de ninguém, então leve o seu próprio conjunto de materiais. Confira o que colocar no seu kit:

  • medicamentos básicos para inflamação, dores diversas, febre, enjoo, azia e outros
  • problemas intestinais comuns;
  • termômetro;
  • soro fisiológico
  • luvas descartáveis;
  • tesoura pequena;
  • pinça para ajudar a tirar um possível espinho do pé;
  • bolsa em gel para compressa;
  • curativo adesivo, algodão, gaze e esparadrapos para ferimentos simples;
  • pomadas para acalmar desconfortos provocados por picadas de pernilongos.
Foto: shutterstock

5. Cantar e comer amenizam as reclamações

Você precisa respeitar os limites físicos das crianças, mas dá para fazer isso desafiando a zona de conforto deles. Se suas crianças têm entre 6 e 10 anos, saiba: elas provavelmente vão reclamar durante as caminhadas. “Minhas pernas doem!”, “Meus sapatos são pesados!”. Quando o descontentamento bater, você pode tentar cantar para elas. Outra boa dica que ajuda a amenizar a reclamação da garotada são as pausas para pique-nique ou lanchinho.

Se vocês passarem alguns dias em destinos de trilhas e natureza, tenha fé que elas vão melhorar a aptidão em caminhada. Acampar com crianças significa que você aprende muito mais sobre elas do que normalmente aprenderia em casa.

6. Prepare alguma atividade noturna

Se seus filhos pedem para acampar na sala de casa, imagina só a alegria deles em partir para um acampamento real. Além das atividades outdoor que são perfeitas para o dia, você pode surpreendê-los com uma aventura noturna.

Se você estiver em uma praia, rio ou lagoa tranquila, com tempo bom, seus filhos já forem mais velhos e souberem nadar, você pode até cogitar um mergulho (claro, só se o cenário te parecer realmente seguro e o mar estiver bem tranquilo mesmo). Outra opção é promover um caça ao tesouro em áreas seguras. Se isso tudo te parecer complexo, você pode só parar para admirar o céu ou se empenhar em contar histórias ideais para a faixa etária da garotada.

7. Leia livros ou coloque audiobooks

A vida outdoor é incrível, mas tem hora que as crianças realmente ficam muito eufóricas quando já é hora de desacelerar. Os audiobooks podem te ajudar a passar horas em viagens longas de carro e são momentos enriquecedores para todos os membros da família. Para evitar que a criança fique ansiosa querendo chegar logo no destino, aposte nessa dica. Quando chegar no acampamento, você pode acalmar os pequenos lendo um livro que seja interessante para eles.

Todo mundo aprende com a experiência de acampar. Você pode potencializar esse aprendizado nas crianças ao delegar algumas tarefas de organização da experiência. Deixe eles se sentirem úteis iluminando o caminho com a lanterna, te passando as baquetas da barraca, olhando o mapa, lavando louça. Claro que essas tarefas vão depender da faixa etária, mas uma coisa é fato: a cada acampamento, todo o processo de arrumação se torna mais simples, rápido e fluido para todos.

9. Aproveite as aventuras para se unir às crianças

As crianças são criativas e quando o ambiente é ideal essa característica tende a florescer ainda mais. Eles podem segurar a sua mão nas caminhadas mais do que em casa (até mesmo se seu filho tiver pouco mais de 10 anos).

Conte piadas na barraca, converse sobre gostos e desgostos, se discutir, faça as pazes e supere pontos baixos. Leve a criançada para passeios de caiaque, tirolesa, ou o que quer que seja divertido – e seguro. Aproveite para observar animais selvagens e apreciar a natureza, porque o acampamento em família é uma discreta terapia.

10. A hora de voltar dói, mas as experiências fazem valer a pena

Durante o acampamento todos sentem tudo com mais intensidade. Você pode chorar quando as crianças estiverem muito cansadas e te levarem ao seu limite, quando você se deparar com o sol se pondo em meio ao mar, ou quando vocês entrarem no carro e perceberem que a viagem acabou. Ainda sim, as experiências trazem crescimento para todos. Aproveite para permitir que os pequenos ganhem novas aptidões e histórias.

Não há melhor maneira de aprender sobre crianças do que levá-las para acampar.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo