Vamos falar sobre algo desconfortável: inchaço. Em um minuto você está se sentindo bem. No próximo, está com gases e se sente como um baiacu – algo que não é propício para bater nenhum recorde pessoal. Separamos alguns alimentos para inchaço que podem te ajudar. Mas, antes, vale entender o que acontece.
Leia mais:
+ Mauna Kea, a subida de bike mais difícil do mundo
+ 5 motivos para você sair do sofá e começar a correr agora
+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia
Essa sensação de estufamento ocorre quando o abdômen retém líquido, gás ou fica inchado. Muitas vezes, está acompanhado de dor ou desconforto. É um dos problemas estomacais mais chatos e comuns. As causas incluem constipação, comer demais, a síndrome do intestino irritável e o hábito de engolir o ar quando você bebe ou come rapidamente. Tudo isso contribui para a protuberância na barriga.
“Ingerir alimentos que contém certos ingredientes, como lactose, açúcar adicionado ou fibras, que são difíceis de digerir por algumas pessoas, também pode causar inchaço”, diz a nutricionista esportiva Marni Sumbal, autora de Essential Sports Nutrition. “Quando essas substâncias passam para o cólon, as bactérias se alimentam delas. Esse processo produz as bolhas de gás que fazem seu estômago inchar.”
Quando o corpo absorve muita água e o líquido se acumula entre as células – depois de comer uma pizza bem salgada, por exemplo – Sumbal diz que isso também pode resultar em um estômago inchado.
Felizmente, você pode esvaziar o estômago se apostar nas comidas certas. Selecionamos 10 alimentos para inchaço que você pode adicionar ao carrinho de compras na próxima ida ao supermercado.
10 alimentos para inchaço
Kefir
Às vezes, o gás e o inchaço aparecem quando as bactérias do trato digestivo ficam fora de controle. Sumbal diz que, nesses casos, os probióticos de certos alimentos fermentados, como o kefir, podem ajudar a restaurar o equilíbrio bacteriano para manter sua digestão eficiente.
Você provavelmente já sabe que o iogurte é uma fonte confiável de probióticos. Mas talvez não saiba que ele tem até três vezes mais bactérias benéficas do que a opção tradicional. E se você tiver problemas para digerir a lactose, o kefir é quase desprovido dela.
Geralmente vendido como bebida láctea cultivada, o kefir pode ser usado em smoothies ou com cereais e frutas. Apenas certifique-se de selecionar variedades naturais para diminuir sua ingestão de açúcares adicionados.
Abacate
Você definitivamente precisa de um pouco de sódio em sua dieta se estiver correndo muitos quilômetros nos treinos. Mas, para alguns, comer muitos alimentos salgados pode levar à retenção de líquido, que provoca inchaços. Por isso, invista em comidas ricas em potássio, como abacate. “O sódio suga a água nas células e o potássio a bombeia para fora, ajudando você a desinchar”, diz Sumbal.
Pessoas adultas devem comer 4.700 miligramas de potássio por dia. Mas a maioria não chega nem perto disso. Os alimentos para inchaço que mais contém a substância incluem abacate, batata, banana, legumes no geral, espinafre e abóbora. O abacate funciona bem em qualquer refeição (café da manhã, almoço e jantar) e contém gorduras saudáveis que o deixam satisfeito.
Gengibre
Um dos mais antigos remédios caseiros para tudo, desde dores musculares até dor na garganta, o gengibre também pode te ajudar.
“Os compostos do gengibre podem estimular os sucos intestinais do corpo. Eles ajudam na digestão e reduzem qualquer inchaço causado pela indigestão”, diz Sumbal.
Depois de comer, coloque algumas fatias de gengibre fresco na água quente e beba como chá. Gengibre fresco também pode ser adicionado em smoothies e molhos de salada, e a versão em pó seco pode se misturar na farinha de aveia para algo mais picante.
Leite A2
A lactose quase sempre recebe a culpa pelas dores de estômago que aparecem depois da ingestão do leite. Mas evidências sugerem que outro culpado –a proteína beta-caseína A1 – presentes no líquido também pode causar inchaço, dor abdominal e outros sintomas indesejáveis.
Por isso, se o leite sem lactose não lhe traz alívio, vale a pena experimentar esta bebida que só contém proteína beta-caseína A2 (e não A1) nos seus cereais e smoothies. Um estudo publicado na revista Nutrients descobriu que beber o leite A2 depois de um treino é tão bom para a recuperação muscular quanto o leite normal.
Laranja
A maioria das pessoas precisa adicionar mais fibras à dieta. Mas depois de comer o ingrediente indigesto, gases e inchaços podem surgir como efeito colateral. Especialmente se você não está acostumado a comer muito. “O gás é um subproduto da digestão de fibras. O consumo de água pode ajudar, incentivando o movimento do alimento através do sistema digestivo”, observa Sumbal. Mas, além da água, você também pode comer mais alimentos que sejam ricos em água, como laranjas, melão, frutas vermelhas, tomates e pepinos.
Sumbal acrescenta que outra razão para se manter hidratado é que o corpo tende a armazenar água quando está em estado de desidratação. A relação entre sal e água se desequilibra e o organismo retém qualquer fluido extra. E isso pode ser uma das causas inchaço adicional.
Aspargos
A gente sabe que ele deixa sua urina com um cheiro um pouco desagradável. Porém, por ser um dietético natural, ele faz com que você faça mais xixi – ajudando a remover o excesso de água dos sistemas. Isso alivia o desconforto causado pela retenção de líquido.
Espargos também contém fibras prebióticas, “que, ao contrário dos probióticos (que são bactérias vivas encontradas em alimentos e suplementos), ajudam a alimentar as boas bactérias em seu intestino para manter seu trato digestivo funcionando bem”, explica Sumbal.
Hortelã
Se você está sentindo certo desconforto depois de uma refeição, faça um favor a si mesmo e pegue uma caneca de chá de hortelã. “Os óleos da folha podem ajudar a relaxar os músculos do intestino e aliviar os espasmos que causam desconforto”, diz Sumbal.
Ela sugere a infusão de folhas de chá frescas, uma vez que as versões processadas podem ter perdido as propriedades anti-inchaço. Você também pode jogar folhas de hortelã fresca em saladas ou misturar com frutas.
Feijão
Parece contraditório, mas alimentos como o feijão e vegetais crucíferos – como o brócolis – fazem com que você sinta que engoliu uma bola de basquete, o alívio pode vir de comer mais deles, e não menos.
Expor seu corpo a esses alimentos para inchaço com mais frequência pode treiná-lo para a melhor digestão. Portanto, se você não costuma comer muito, tente adicioná-los à sua dieta regularmente. “Comer vegetais cozidos em vez de crus também pode torná-los mais fáceis de digerir à medida que você cria tolerância”, acrescenta Sumbal.
Sementes de funcho
As sementes com sabor de anis não são apenas ótimas para disfarçar o hálito ruim. O ingrediente típico do Mediterrâneo (uma variação da tradicional erva-doce) também é usado tradicionalmente para aliviar problemas digestivos, como inchaço e dores. É por isso que muitos restaurantes indianos oferecem as sementes depois das refeições.
Quando você quiser que seu estômago se comporte, pode mastigar as sementes ou ingeri-las em água quente como chá. Você também pode usá-las como tempero ao preparar receitas como molho de macarrão e sopas.
Dente-de-leão
Muito mais do que uma erva daninha, ele é um diurético natural. Por isso, incentiva seu corpo a fazer xixi e melhora a distensão do estômago causada pela retenção de água. E com a remoção da água e do sódio no corpo, o dente-de-leão pode reduzir a pressão arterial, em alguns casos.
Nos meses mais quentes, você pode colher dente-de-leão enquanto corre pelas trilhas ou encontrá-lo nos supermercados. Ele pode ser adicionado a saladas, sanduíches e receitas de pesto. Você também pode preparar um chá de dente-de-leão.