O vulcão Sotupan emitiu uma coluna de fumaça e cinza de 4 mil metros de altura

O vulcão Sotupan, localizado na ilha de Sulawesi, na Indonésia, entrou em erupção nesta quarta-feira (3), segundo o porta-voz da agência de desastres da Indonésia, Sutopo Purwo Nugroho.

A nuvem de cinzas subiu quatro quilômetros acima da devastada ilha, mas até agora o aeroporto permanece aberto e nenhuma evacuação foi necessária, disse Sutopo no Twitter.

O vulcão está localizado a 600 km de Palu e Donggala, as duas cidades mais devastadas pelo terremoto e pelo tsunami que aconteceu na última sexta-feira (28). O terremoto teve magnitude 7,5 seguido de um tsunami que causou até agora mais de 1.400 mortes.

A atividade do Sotupan coincide com a do Anak Krakatau, localizado no estreito de Sunda, entre as ilhas de Sumatra e Java, que nas últimas semanas registrou dezenas de erupções.

A erupção tem relação com o terremoto?

A Indonésia fica entre duas placas continentais no que é conhecido como o Anel de Fogo. É uma faixa ao redor da bacia do Oceano Pacífico que leva a altos níveis de atividade tectônica e vulcânica.

A erupção de quarta-feira não é o primeiro evento sísmico a atingir a Indonésia após o devastador terremoto e tsunami de sexta-feira. Um tremor de magnitude 6,0 atingiu a ilha de Sumba, perto de Bali, na manhã de terça-feira.

O nível de alerta do vulcão foi para o nível 3 de uma escala de 4.

Os cientistas dizem que a sequência devastadora de desastres naturais foi o resultado de uma série altamente incomum de eventos geológicos, que podem estar relacionados à erupção do Soputan.

“A câmara magmática do vulcão provocou o terremoto? Ou o terremoto fez a câmara de magma passar o magma para o funil do vulcão?”, disse Costas Synolakis, diretor do Centro de Pesquisa de Tsunamis da Universidade do Sul da Califórnia à CNN.

De acordo com a Synolakis, erupções vulcânicas são muitas vezes precedidas por enxames de terremotos, que são tipicamente menores que magnitude 5.

“Um terremoto de magnitude 7,5 com um mecanismo não geralmente associado a tsunamis desencadeia um grande problema, e a atividade vulcânica a uma distância do terremoto é muito maior do que o esperado para a causa”, explicou o diretor.