O eclipse será visível na América do Sul na madrugada de domingo (21)

Um impressionante eclipse lunar total bem próximo da Terra está prestes a acontecer. O fenômeno conhecido como ‘Super Lua de Sangue’ vai ocorrer na madrugada do dia 21 de janeiro, sendo este o último nesta década.

O fenômeno será visível na América do Sul,e do Norte e em partes da Europa e da África. O próximo evento astronômico só acontecerá de novo em 2036.

Para um eclipse lunar ocorrer, Sol, Terra e Lua devem ficar alinhados, nesta ordem. A cor avermelhada da Super Lua de Sangue se dá quando o satélite é atingido pela luz do Sol, cujo reflexo se espalha pela atmosfera da Terra. O eclipse ocorrerá quando ela estiver no ponto mais próximo da Terra, em uma distância de cerca de 363 mil quilômetros.

O fenômeno pode ser observado a olho nu e a coloração exata vai depender muito da atmosfera da Terra no momento.

Na América do Sul, a observação será possível de ser realizada a partir das 00h30, com o eclipse máximo ocorrendo por volta da 2h41 (horário de Brasília), de acordo com informações divulgadas pela Nasa.

Escolha um bom local para acompanhar o fenômeno. Dê preferência a paisagens sem poluição luminosa, e evite ficar em áreas com muitos prédios e árvores grandes.

último eclipse total da lua ocorreu em 27 de julho de 2018. O próximo eclipse lunar parcial acontece em 16 de julho, que será visto em grande parte da Europa e da Ásia, assim como na Austrália, na África e em parte das Américas. No Brasil, o fenômeno deve ser pouco visível.