Em etapa inédita, Uphill finaliza calendário de 2024 em Campos do Jordão

Uphill
Foto: Rodrigo Barreto / Uphill

Conhecida como a “Suíça Brasileira”, a cidade de Campos do Jordão, localizada na Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo, recebeu no último domingo (22), a Uphill. Em edição inédita, a terceira e última etapa do circuito em 2024 contou com as provas nas distâncias de 10km e 21km, além da caminhada de 5km.

Leia mais:

+ Um roteiro para ver a aurora boreal em Quebec, no Canadá

+ 4 destinos para surfar e pedalar no mesmo dia

No sábado (21), a loja da Specialized recebeu os atletas inscritos na prova para retirada de kits. No domingo (22), por volta de 7h, a Praça Capivari deu largada para as provas de 10km e 21km. Enquanto isso, por volta de 8h, o Parque do Pico de Itapeva deu início a largada do Treino Uphill 5km, prova criada para quem tem o sonho de começar no esporte de alto rendimento.

Correndo na categoria de 21km, o grande vencedor entre homens foi o atleta Lucas Ferreira, com o tempo de 1h27m56s. O competidor destacou a dificuldade do percurso e comemorou o resultado. “Foi uma prova muito dura, mas conseguimos manter um ritmo gostoso desde que largamos. Consegui ficar firme na parte da subida que foi bastante pesada. Depois foi força nas canelas e só alegria. Agora é aproveitar a vitória e descansar”, falou.

Entre as mulheres, a mineira Luanna Pimentel foi a grande vitoriosa com o tempo de 1h52m32s. A atleta destacou a dificuldade na subida prova, mas elogiou o percurso e comemorou o feito. “A prova foi linda, percurso muito desafiador, comecinho de 10 parece plano, mas é um falso plano. A subida foi de matar, mas foi do jeito que a gente gosta. Estou muito feliz com a vitória”, falou a atleta de Sapucaí-Mirim.

Na categoria de 10k, o atleta Flávio Lemes, natural de Campos do Jordão, foi o grande vencedor com o tempo de 0h43m09s. O vitorioso destacou a altitude da região e elogiou Douglas Silva, segundo colocado da prova. “A prova foi muito top, sou morador da cidade com muito orgulho, aqui é onde a altitude pega o caboclo. O trajeto foi muito bom, com muita subida, mas também muita velocidade. O segundo colocado foi muito bem, foi guerreiro, corremos juntos a prova inteira, mas estou feliz com o resultado e com a vitória”, falou o jordanense.

Com o tempo de 0h56m30s, a competidora Ana Paula Monschen foi a grande campeã dos 10km entre as mulheres. A atleta destacou a organização do evento e comemorou o seu resultado. “O percurso foi sensacional, duro, dificil, mas foi muito maravilhoso. Parabenizo toda organização do evento, super bem organizado e sinalizado. Espero voltar em outras oportunidades”, finalizou. Campos do Jordão se destaca no cenário nacional por ser a cidade mais alta do Brasil, atingindo mais de 1.628 metros acima do nível do mar. Além disso, a arquitetura de suas construções antigas é um dos principais pontos da região. Dentro do estado de São Paulo, a cidade é bastante visitada para o Festival de Inverno, considerado o maior festival de música clássica da América Latina.

Além do patrocínio da Comgas, o evento contou com parceria da Cosan e Governo Federal por meio do Ministério do Esporte via Lei de Incentivo ao Esporte, Centauro, Klabin, Oakley, Defender e Larocheposay.