Ultracorredora Mirna Valerio promove diversidade e compreensão no esporte

Por Redação

Mirna Valerio

Por que você treina? A marca de calçados outdoor Merrell fez uma série de vídeos com altetas para saber o motivo de praticarem esportes. Uma das entrevistas foi com Mirna Valerio uma ultracorredora norte-americana.

Até 2017, Mirna mantinha o blog Fat Girl Running, em que contava sobre as preparações e provas que fazia. De fato, Mirna foge do estereótipo de quem pratica maratonas. E isso é ótimo. Além de ser ultracorredora, Mirna é educadora e busca levar o seu exemplo para os alunos. No vídeo, ela conta o prazer que o esporte lhe promove e a beleza que é inspirar outras pessoas. Confira:

Leia Mais: Torne a aventura mais inclusiva
A violência doméstica superada pelo esporte

Depois que ela passou por uma crise de saúde em seus trinta e poucos anos e foi notificada de uma inflamação na artéria, Mirna Valerio começou a se exercitar com mais regularidade. Logo, ela estava fazendo uma corrida de 5 km todas as semanas. Ela descobriu que gostava de correr distâncias mais longas e, desde então, correu maratonas e ultramaratonas; além disso, ela participa de corrida em trilha.

O blog Fat Girl Running começou em 2011. Embora a recepção ao seu blog tenha sido geralmente positiva, ela observa que houve detratores. Mirna Valerio disse: “Eu acho que há algum racismo e sexismo inerentes acontecendo, especialmente com a imagem corporal e forma do corpo. Eles não gostam de me ver na capa de uma revista porque eu não represento o que aptidão para corrida significa para eles.”