Uma rede global de amigos salvaram a vida de dois norte-americanos

O web designer norte-americano Mikey Lythcott, 36, gosta muito de viajar e conquistou vários amigos por onde passou. Seu perfil no Facebook é recheado de belas fotos de viagem. Mas um post, no dia 22 de agosto, chamou a atenção de seu amigos com a seguinte: “Socorro. Em perigo. Chamem a polícia”. Mikey e sua amiga Stacey Eno tinham acabado de sofrer um acidente em Bali, na Indonésia.

Mikey e sua companheira de viagem estavam dirigindo uma scooter em Ubud, na ilha indonésia de Bali, quando uma van passou por eles enquanto subiam uma colina.

“Depois que a van passou, pude ver uma virada”, disse Mikey à CNN. “Então acertei os freios normalmente, mas os freios não reduziram a velocidade da moto, nos deixando com pouco tempo para fazer uma manobra e não ter tempo suficiente de segurar a scooter.”

Michael Lythcott and Stacey Eno met in Thailand earlier in 2018.
Michael Lythcott e Stacey Eno se conheceram na Tailândia no início de 2018 – Arquivo Pessoal

Mikey e Stacey se conheceram viajando na Tailândia em fevereiro. Stacey ensina inglês em Gwangju, na Coréia do Sul, e os dois planejaram se encontrar em Bali. Eles só estavam na Indonésia há sete horas quando ocorreu o acidente.

“Senti minhas costas meio quebradas”, disse Mikey. “Eu não conseguia me mexer e mal conseguia me levantar”. Ele chamou por Stacey que finalmente respondeu. Ela disse que não podia se mexer e achou que estava ferida gravemente. Os dos caíram para fora da estrada, perto de uma ribanceira.

SOS no Facebook

Ferido e no meio da mata, Mikey acho que iria morrer ali. Quando recobriu a consciência, decidiu que tinha que fazer alguma coisa.

Ele estava carregando um telefone com umchip local, mas deve ter sido jogado em algum lugar no acidente porque ele não conseguiu encontrá-lo. Seu telefone com chip americano, percebeu surpreso, estava no seu bolso e não voara no acidente.

“Peguei o celular e liguei o roaming internacional e apenas recebi um sinal”, afirmou o viajante.

Ele colocou postou um SOS no Facebook e esperou.

A primeira pessoa a tentar ajudá-los foi uma amiga de Mikey, que ele conheceu em Seattle por volta de 2004 e que viajaram juntos para Nepal em 2014.

Lythcott managed to identify his location using a WhatsApp pin drop.
Mikey mandou sua localização para uma amiga que mora em Vancouver

Amigos do Facebook de todo o planeta estavam tentando encontrar Mikey e Stacey.

Mikey conseguiu compartilhar sua localização com uma amiga em Vancouver, que começou a fazer ligações para contatos na Indonésia. Um amigo em Los Angeles usou mapas on-line para descobrir que o web designer provavelmente estava perto de uma cachoeira e acionou equipes de resgate. Um amigo em Praga publicou números do consulado e um amigo na Holanda ligou para a polícia local de Bali.

Enquanto todos os amigos corriam a atrás de socorro, Mikey disse à CNN que enquanto esperava, ele começou a escorregar pelo barranco e sentiu que perdeu a consciência.

bali accident-1

Recuperação

Depois de quase quatro horas, o resgate chegou. Os socorristas colocaram Stacey e Mikey no banco de trás de um caminhão e os levaram para um hospital próximo. Depois de fazerem raios-X, ficou claro que precisariam ser transferidos para algum lugar mais equipado.

Mikey passou por uma cirurgia no crânio para consertar uma fratura, depois o pulso, que estava quebrado, depois o abdômen para fixar uma perfuração e depois introduziu tubos torácicos para inflar os pulmões. Stacey fraturou ambas as maçãs do rosto, bem como o nariz e o pulso esquerdo no acidente.

Por enquanto, Mikey está em um hotel em Kuta. Sua irmã viajou até Bali para acompanhar o tratamento até que ele possa ir para Atlanta, para ficar com a família e terminar sua recuperação.

Lythcott sofreu uma fratura no crânio, pulso quebrado e outros ferimentos.

Da Coréia do Sul, Stacey disse que a provação foi “um passeio selvagem”. “A viagem desse cara [Mikey] para a Indonésia foi para me encontrar espontaneamente e significou seu 55º país!” ela disse. “Ele realmente me inspira. Eu sei que a viagem é assustadora e arriscada às vezes, mas não há como nós pararmos.”

Mikey e Stacey disseram que lidar com contas médicas fora de seus países de origem tem apresentado um desafio real. Ambos criaram páginas de captação de recursos para suas despesas médicas.