Por Thaís Valverde

O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) é famoso pelas centenas de cavernas,  cachoeiras, trilhas, comunidades tradicionais e quilombolas. Mas para o biólogo, fotojornalista e guia de turismo Vinícius Fonseca, a região tem muito mais a oferecer. Foi por isso que ele desenvolveu com a ajuda de um financiamento coletivo e apoio dos Instituto de Pesquisas da Biodiversidade (IPBio) da Reserva Betary e da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, e da Prefeitura de Iporanga, o aplicativo Guia de Iporanga e PETAR com 70 roteiros turísticos da região do Alto do Ribeira, no estado de São Paulo.

As atrações selecionadas são desde as naturais, como cachoeiras, cavernas, mirantes e trilhas, a pontos turísticos e culturais, com contadores de histórias, quilombos, lugares históricos, entre outros. O biólogo quis mostrar diversos roteiros que existem na região e que não são explorados, ou mau explorados. “Na internet existem poucas opções de roteiro divulgados, em sua maior parte mostrando roteiros praticamente dentro de um dos núcleos do PETAR, fazendo o visitante achar que já conheceu tudo e não voltando mais”, explica.

Vinícius conta que começou a correr atrás de montar um guia turístico da região já tem quase 10 anos. Em outubro de 2017 teve a ideia de atualizar o projeto e montar um aplicativo, com o objetivo de atingir mais pessoas do que o impresso. Além disso, outra vantagem do aplicativo é que permite atualizar com novas informações e roteiros diferentes.

O aplicativo é gratuito e está disponível para download para o sistema Android. Em breve estará disponível para sistema iOS.

 

Leia Mais: Pico da Neblina: ICMBio aprova o Plano de Visitação Yaripo
Os mais novos parques nacionais ao redor do mundo