Casal de aposentados começou a investigar
Se um dia você percorrer de carro as estradas que cortam o deserto árido dos Estados Unidos, pode se deparar uma gigantesca flecha de concreto.
Não, não será uma alucinação. Mas essas estruturas enigmáticas estão espalhadas por toda a extensão dos EUA. As flechas de concreto foram construídas no final dos anos 1920 e início dos anos 1930 para ajudar a orientar os pilotos que navegam no sistema de correio aéreo do país em uma era muito anterior aos satélites e GPS.
Hoje, obsoletas, as flechas estão abandonadas – algumas visíveis nos mapas aéreos do Google.
As CNN Travel conversou com um casal californiano aposentado que adora rastrear e encontar essas flechas. Brian e Charlotte Smith viajam pelos Estados Unidos tirando fotos das flechas para seu site especializado Arrows Across America.
A descoberta
Os Smith descobriram as setas de concreto quase por acidente depois que Brian, que é ex-policial da California Highway Patrol, recebeu um e-mail sobre as flechas. O casal ficou imediatamente intrigado.
“Charlotte ficou realmente interessada e queria descobrir o que era, então começou a pesquisar, procurando por eles na internet”, Brian diz à CNN Travel.
A curiosidade a respeitos das construções aumentou ainda mais, pois, o casal disse que não existia pistas sobre o que era.
E, de fato, não há muita informação disponível online.
As flechas foram construídas entre 1926-1931, de acordo com o Journal of Air Traffic Control, produzido pela Associação de Controle de Tráfego Aéreo. As flechas eram construídas a 40 quilômetros umas das outras e eram pintadas de amarelo – embora a pintura na maioria dos indicadores restantes tenha desaparecido.
O casal de aposentados começou a buscar pelas setas para fotografá-las e registrá-las em uma planilha. “Todas as flechas estão em locais bastante isolados. A primeira flecha que encontramos foi em Nevada, perto de Reno, em cima de uma colina”, diz Charlotte. Brian e Charlotte já catalogaram 121 flechas de concretos.
O site Arrows Across America bombou nos últimos meses. “Tivemos mais de seis milhões de acessos nos últimos 12 meses em nosso site”, acrescenta Charlotte. Muitas pessoas entram em contato com o casal para saber se há setas na localização deles.
O Jornal de Controle de Tráfego Aéreo relata que as setas foram oficialmente desativadas na década de 1970.