A recém-inaugurada rota Trans Dinarica vai passar por países dos Balcãs Ocidentais

Que tal conhecer países da Europa de bike seguindo um único percurso? A Trans Dinarica é uma nova rota de ciclismo que irá conectar oito países europeus. Atualmente o caminho passa pela Eslovênia, Croácia e a Bósnia e Herzegovina – o plano é adicionar Montenegro, Albânia, Kosovo, Sérvia e Macedônia nos próximos meses.

O objetivo é criar uma rota que leve os visitantes a percorrer algumas das paisagens mais cênicas da região dos Bálcãs Ocidentais, enquanto visitam cidades, aldeias de montanha e Patrimônios Mundiais da UNESCO ao longo do caminho.

A trilha, na verdade, é paralela à famosa Via Dinarica, que é uma rota popular de caminhada de longa distância que atravessa a região também. Quando concluída, a ciclovia percorrerá cerca de 2.000 km.

Rota projetada pela Trans Dinarica:

De acordo com o site da Trans Dinarica, a rota passa por diferentes superfícies, que incluem trilhas de mountain bike, com cascalho e trechos de asfalto. A Trans Dinarica passa por uma ampla variedade de paisagens da região: montanhas, lagos, rios alpinos e cidades no coração dos Alpes Dináricos (que dá o nome à rede).

A ideia do Trans Dinarica começou em 2016, quando três operadoras de turismo – da Eslovênia, Croácia e Bósnia e Herzegovina – se uniram para criar um corredor que se estendia pelos Balcãs Ocidentais, que é frequentemente ignorado pelos turistas. A missão era combinar um ótimo ciclismo (com ênfase no mountain bike) com a densidade da experiência do mundo antigo da região.

Recentemente, um grupo de ciclistas partiu de Sarajevo, a capital da Bósnia e Herzegovina, em um passeio exploratório de 320 km para iniciar a expansão da rota em direção ao sul para Podgorica, capital de Montenegro.

Ainda não se sabe quanto tempo será necessário para adicionar as outras cinco nações balcânicas à Trans Dinarica, mas os planos de expansão já estão em andamento. Por agora, a trilha está em funcionamento e tem muito a oferecer, incluindo alguns passeios.