Conselhos do mestre do surf
Por Redação
Laird Hamilton é o maior waterman de todos os tempos. O surfista ficou famoso numa época em que o surfe livre era tão popular quanto o surfe profissional. Fez seu nome por ser um dos surfistas mais destemidos do mundo, que encarava algumas das maiores ondas do planeta. Hoje, com 54 anos, Laird continua exibindo um alto nível de desempenho. E para manter a ótima performance, ele segue algumas orientações. Confira as dicas do mestre:
1. Não vacile com o sono
Chega de se contentar em dormir quatro ou cinco horas. Em alta performance, precisamos de sete ou oito horas por noite. Para ajudar na recuperação que acontece quando dormimos, tomo chá de chaga (um tipo de cogumelo que é um poderoso antioxidante). O chaga ajuda no processo anti-infl amatório. Cuidado também para não passar muito calor durante a noite, porque isso atrapalha a qualidade do sono.
2. Abasteça seu corpo
Alimentos integrais simples têm nos mantido vivos por muitas e muitas gerações. Não dá para querer ter uma vida saudável pulando refeições, seguindo dietas da moda e consumindo ingredientes artifi ciais. Comece a pensar em comida como uma fonte de abastecimento de energia.
É fácil cair no erro de pensar que nutrição precisa ser algo restritivo. Em vez de ficar contando calorias, eu simplesmente evito comida processada. Penso sempre na distância que ela percorreu para chegar até mim – se a distância for curta, então pode ir para o meu prato.
3. Mude sua visão de treino
O treino não é algo que se restringe à academia ou às horas que você pratica seu esporte. Leve-o consigo ao longo do dia. Isso requer uma visão mais holística em relação à sua saúde. As pessoas dizem que não têm tempo “para treinar”, mas dá para fazer alongamento ou massagear os músculos com um rolo de espuma vendo TV, por exemplo. Eu até faço uns exercícios de respiração quando estou sentado trabalhando.
4. Desafie seus pontos fracos
Tenho sérias assimetrias musculares, que são resultados de décadas surfando com a mesma perna na frente. Isso foi parte da razão pela qual comecei a fazer stand-up paddle, para desenvolver força do outro lado do meu corpo. Não ignore os pontos nos quais você não se sai bem. Foque em ganhar mobilidade se você é travado. Dedique-se a treinos de endurance se você for um atleta com mais características de explosão. Essa dica se aplica também à meditação e à nutrição.
Acrescente dez minutinhos de meditação após seu treino de força. Ou tente colocar mais verde no seu prato se for um apaixonado por carboidrato. Sem uma visão mais ampla de saúde, você sempre fi cará limitado pelas suas fraquezas.
5. Ache sua turma
Uma ferramenta poderosa são as pessoas das quais você se cerca. Eu me sinto bem melhor cercado por gente que também dá valor ao bem-estar e à performance. Juntos treinamos, experimentamos novos exercícios, debatemos formas de recuperar o corpo, compartilhamos livros e podcasts. Se você souber ouvir seus colegas, vai perceber como isso te motiva a melhorar.
- Quer melhorar a performance na corrida? Fortaleça os pés!
- A ciência por trás do “ficar fora de forma”