Durante as buscas, um voluntário espanhol sofreu um acidente

Devido ao mau tempo e acidentes ocorridos com a equipe de resgates, as buscas com equipe pelos dois escaladores brasileiros Leandro Ianotta e Fabrício Amaral desaparecidos no Monte Fitz Roy está suspensa.

Na segunda-feira (21) um grupo voluntários composto por escaladores experientes da Argentina e da Itália saíram de El Chaltén à noite, por volta das 23h30min para aproveitar um pequena janela de clima bom previsto para o início da tarde do dia seguinte. Um outro grupo de espanhóis também subiu neste dia com um drone para tentar fazer imagens da base do Monte. Infelizmente, um dos espanhóis sofreu um acidente no percurso nas imediações da Laguna de Los Três. As informações são de que ele está hospitalizado em El Calafate.

De acordo com uma nota publicada pela Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME), que está em contato com a Dra. Carolina Codó, médica do Posto de Saúde e Coordenadora do Grupo Voluntário de Resgate de El Chaltén, condições muito ruins do clima e o acidente com o voluntário prejudicaram as buscas pela rota onde Leandro Ianotta e Fabrício Amaral pretendiam fazer.

“Os argentinos e os italianos chegaram ao Passo Superior e conseguiram avançar até a base do Fitz Roy. A intenção dessa equipe era subir por um trecho de 300 m, conhecido como Brecha dos Italianos, que leva a um grande platô conhecido como Silla, de onde parte a via Franco-Argentina e outras. Porém encontraram as condições muito duras, com mais de 50 cm de neve que havia caído durante a tormenta, e o clima começou a piorar”, afirma a nota da CBME.

O grupo de resgate relatou ter visto um ponto negro na Silla. Porém, não conseguiram distinguir o que poderia ser e tiraram fotos, ainda a serem processadas.

A previsão de clima é ruim para os próximos dias. A Dra. Carolina deu por encerrada a operação de busca aos brasileiros por parte do Grupo Voluntário de Resgate de El Chaltén.

Segundo um trecho do comunicado, a Dra. Carolina ressaltou o fato de já haver passado seis dias desde que eles foram avistados por último e as más condições do clima, tendo nevado frequentemente nas montanhas durante esse tempo. Destacou o grande risco que os resgatistas correm e as más condições da aproximação decorrente da neve que caiu nos últimos dias.

Um helicóptero da Gendarmeria Argentina em El Calafate esperando uma janela de bom clima para poder circular pela região e verificar se veem alguma coisa. Há a previsão de uma pequena janela no dia 25, sexta-feira, mas que uma boa janela ocorrerá possivelmente somente no fim do mês.

Entenda o caso

Segundo relatos de amigos e familiares, Leandro Ianotta e Fabrício Amaral são experientes escaladores em paredes longas e vias complexas tanto em terras brasileiras, como fora delas.

Na sexta-feira (18) houve uma tempestade no Fitz Roy, uma montanha 3.359 m de altitude localizada na fronteira do Chile com a Argentina na região da Patagônia. Durante a virada do tempo, um alpinista checa morreu. Os dois brasileiros foram vistos pela última vez na sexta-feira ao meio-dia, antes do clima piorar. Eles informaram na sede do Parque Nacional Los Glaciares que regressariam no domingo.