Um clássico combustível nutricional 

Por Wes Judd*

Em um mundo de suco verde e pudim de sementes de chia, a aveia, este antigo ingrediente, é um superalimento original e talvez o mais poderoso, especialmente para os atletas de alto nível.

“Perguntei a muitos atletas de resistência sobre alimentos de café da manhã, especialmente antes de corridas, e farinha de aveia sempre aparece”, diz Matt Fitzgerald, treinador de resistência, nutricionista e autor de The Endurance Diet.

Farinha de aveia é um grão integral cheio de vitaminas e minerais essenciais, um carboidrato de baixo índice glicêmico que fornece energia duradoura para o seu treino e ajuda na recuperação sem causar picos de açúcar, e rico em fibras para ajudar seus sistemas digestivo e metabólico.

Mas uma tigela de aveia também é uma grande tela em branco, pronta para ser combinada com inúmeros ingredientes nutritivos de alta qualidade que tornam ainda mais eficiente o treinamento. “Essa é uma das grandes virtudes da aveia. Você pode usá-la de diferentes formas”, diz Fitzgerald.

Veja como quatro atletas fazem uso da farinha de aveia no café da manhã:


Gwen Jorgensen

Triatleta

Gwen Jorgensen é sem dúvida a triatleta mais dominante viva. Em 2014 e 2015, ela competiu em 12 corridas da World Triathlon Series e venceu todas elas, tornando-se a segunda campeã da ITU World Triathlon Series. Como tal, Jorgensen treina bastante – muitas vezes três ou quatro vezes em um dia – o que significa que ela precisa comer bem. “Quando eu comecei a treinar para triatlos, eu não estava comendo o suficiente, e isso apareceu no meu desempenho”, disse ela no ano passado. “Comecei a trabalhar com uma nutricionista. Agora eu tomo um café da manhã e um almoço maiores”. Seu café da manhã básico: a maior tigela de mingau de aveia do mundo.

“A receita de Gwen Jorgensen é notória”, diz Fitzgerald. Jorgensen diz que come isso pelo menos seis dias por semana, inclusive antes das corridas, e não enjoa do prato.

Tigelona de Aveia

  • 4 xícaras de água ou leite
  • 2 xícaras de aveia
  • 4 ovos
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco

Cozinhe e cubra com porções generosas de banana fatiada, passas, iogurte, frutas silvestres, frutas secas, nozes e/ou manteiga de amendoim.


Mark Healey

Surfista de ondas grandes

O surfista Mark Healey consome aveia antes de grandes dias no mar. Sua receita equilibra perfeitamente os nutrientes, fornecendo carboidratos e energia imediata na forma de bananas e passas, um pouco de proteína de sementes de chia e saciando gorduras saudáveis ​​em óleo de coco e manteiga.

Mingau de Aveia

  • 1 xícara de água
  • 1/2 xícara de aveia
  • Manteiga orgânica
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo

Cozinhe e cubra com uma banana fatiada, 1/4 xícara de passas e uma colher de sopa de sementes de chia.


Cat Bradley

Ultrarunner

Cat Bradley, vencedora do Western States de 2017, é uma rainha autoproclamada da aveia. Ela está comendo aveia no café da manhã há anos e às vezes repete no dia, comendo também no almoço. O café da manhã simples de Bradley distribui gorduras (manteiga de amendoim e glacê de gergelim com cúrcuma congelada), açúcares (blueberries congelados e granola de amêndoa quinoa RAD) e carboidratos (principalmente aveia) para mantê-la abastecida e saciada. Sua receita inclui açafrão e ovos, que ajudam a reduzir a inflamação e construir músculos, respectivamente.

Aveia salgada

  • 1 xícara de água
  • 1/2 xícara de aveia
  • 1/2 xícara de leite de coco em lata
  • Sal, pimenta, açafrão e alho picado, tudo a gosto
  • Ovo frito (Preparado antes do tempo)

Cozinhe a aveia com sal, pimenta, açafrão e alho, e cubra com vegetais sazonais e um ovo frito.


Steph Violett

Ultrarunner

Steph Violett, nutricionista, ultrarunner patrocinado pela The North Face e vencedora da corrida de 2014 da Western States, prefere sua aveia depois de corridas. Dependendo do humor dela, Violett adiciona proteínas e gorduras na forma de ovos, queijo e purê de abóbora. “A farinha de aveia é uma das minhas comidas favoritas, especialmente quando está frio lá fora”, diz ela.

Purê de abóbora com aveia

  • 1 xícara de leite
  • 1/2 xícara de aveia
  • 1/4 xícara de purê de abóbora

Cozinhe e cubra com canela, mel e 1/4 xícara de nozes.

*Texto publicado originalmente na Outside USA.