Não se estresse ao viajar sozinho com estes conselhos

Por Liz Carlson, da Outside USA

Eu já viajei muito pelo mundo sem ninguém como parceiro (a). E descobri que esse estilo de viagem, mais do que qualquer outro, estimula a valorização do lugar e da comunidade. Aqui estão algumas dicas que aprendi ao longo dos anos para aproveitar ao máximo.  

Seja sociável

Pessoal locais e outros viajantes podem ser fontes inestimáveis ​​de conhecimento. Uma das melhores maneiras de se conectar a eles é através de acomodações simples e amigáveis. Fique hospedado em casas de família para uma verdadeira experiência local. Albergues e pensões, onde você vai se misturar com outros viajantes que pensam da mesma forma, também são ótimas opções e podem ser mais fáceis de escolher.

Se você estiver em um café, ou talvez esperando por um ônibus, evite fixar o seu olhar em seu celular ou livro, pois você pode perder interações importantes que poderiam tornar sua viagem muito mais interessante.

Esteja preparado

Quando você viaja sozinho, você precisa se tornar auto-suficiente, então organize-se antecipadamente com dinheiro, vistos e vacinas, bem como seguro de viagem para quaisquer eventualidades. E reserve pelo menos uma ou duas noites de alojamento para quando chegar ao seu destino, para que possa se sentir mais seguro e ambientado.

+ O que você precisa saber antes de viajar sozinho
+ Como é realmente viajar sozinho

Fique seguro

Fique atento sobre o seu destino com conselhos de outros viajantes. Se você for converse com outras viajantes do  sexo feminino no TripAdvisor ou em outros fóruns, bem como dicas de segurança específicas do sexo feminino no Smartraveller. Vestir-se apropriadamente para respeitar os costumes locais é importante em alguns países para evitar ofender alguém ou chamar a atenção para si mesmo, portanto, verifique seu guia de viagem para obter detalhes.

Deixe uma cópia do seu itinerário e documentos de viagem com um amigo ou membro da família. Faça um check-in com um membro da família ou amigo regularmente, para que uma pessoa em casa esteja sempre ciente da sua localização.

Bagagem leve

Para aliviar o peso da sua mala ou mochila, não leve itens pesados, use camadas e roupas que podem ser usadas de diferentes maneiras e combinações. Você aproveitará os benefícios quando sua bagagem não pesar tanto e você estiver entrando e saindo de ônibus do aeroporto ou subindo escadas em hospedagens onde não há elevador (especialmente na Europa, onde os elevadores são difíceis de encontrar). Eu também levo uma troca confortável de roupas para vôos de longa distância e uso meus sapatos mais pesados ​​no avião para economizar peso na bagagem.

Não se sobrecarregue

Faz uma pesquisa antecipada sobre as coisas que você gostaria de fazer e ver no seu destino significa que você não perderá as partes importantes. No entanto, não programe cada minuto do dia. Você precisa deixar espaço para passeios espontâneos, além de não se cansar tentando fazer tudo.