Abertura em grande estilo

Para dar início à Virada Esportiva de São Paulo, o escalador Felipe Camargo vai levar a bandeira do evento até o topo da Ponte Estaiada

Felipe Camargo em frente à Ponte Estaiada, em São Paulo

A Virada Esportiva da cidade de São Paulo, que acontece neste final de semana, terá uma abertura diferente este ano. O escalador paulista Felipe Camargo, 26, será o responsável por inaugurar a 11ª edição do evento, levando sua bandeira até o alto da ponte Octávio Frias de Oliveira, a famosa Ponte Estaiada.

A escalada começará bem cedo, por volta das 6h45 da manhã. O objetivo do atleta, que é dono de títulos nacionais e internacionais, é subir e descer o cartão-postal da cidade por meio da coluna central da ponte, que tem aproximadamente 140 metros de altura (o equivalente a um prédio de 46 andares).

Felipe Camargo em frente à Ponte Estaiada, que irá escalar no sábado (Fotos: Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool)

“É muito difícil escalar a ponte de uma vez só, como vou tentar fazer. Geralmente não se escala grandes paredes deste modo, ou em uma só “cordada”, como dizemos. Nem existe corda longa o suficiente pra isso”, explica Felipe. “Normalmente, as cordas mais longas têm 80 metros e o escalador faz cordadas de, no máximo, 70. Para esta ocasião, tive que mandar fazer uma corda especial, de 200 metros. A principal dificuldade de subir a ponte toda em uma só cordada é o peso da corda. No topo da ponte, estarei levando quase 20 kg a mais”, conta. “Será um grande desafio e, como a ponte Estaiada é um cartão-postal importante da cidade, isto se torna ainda mais espetacular”, opinou o escalador.

Para quem quiser acordar cedo e conferir o feito radical e inédito, ele poderá ser visto da calçada das ruas próximas à ponte e de prédios vizinhos. Felipe vai escalar pela face leste da estrutura, que fica virada para os bairros Vila Cordeiro e Cidade Monções.

COMPARTILHAR