Imagens de uma zebra de “bolinhas” está encantando o mundo. O animal vive na Reserva Nacional Maasai Mara, uma área preservada da savana no sudoeste do Quênia. A zebra de pelagem diferente foi descoberta por um guia e fotógrafos que estavam fazendo um safári.

A zebra é um filhote de cor marrom com manchas brancas por todo o corpo. Ela estava próxima de outras zebras de pelagem padrão, brancas com listras pretas.

+ Zebra ‘loira’ extremamente rara é fotografada em habitat natural
+ 4 destinos surpreendentes e fora do comum na África

Mas a aparência exótica do animal tem um explicação: trata-se de uma mutação genética. O filhote foi apelidado de Tira e os biólogos que cuidam da reserva ainda avaliam o caso.

Acredita-se que a coloração peculiar de Tira seja um caso de melanismo, onde o pigmento melanina – responsável pela coloração escura da pele, cabelos e peles – é encontrado em maior abundância.

Embora o padrão de zebra com bolinhas seja curioso, as zebras melaníticas não são incomuns. O professor zoólogo Jonathan Bard descreveu esse caso pela primeira vez em 1977, onde uma zebra também tinha um padrão diferente de manchas.

As zebras se reconhecem por suas listras, únicas para cada animal, como impressões digitais humanas. De fato, existem na verdade três espécies de zebra, cada uma com suas próprias marcas distintas, variando de padrões de listras às quais parte do corpo é coberta. Acredita-se que as listras não sejam para camuflagem, mas para evitar picadas de moscas, que são perigosas e irritantes.