Sabemos que a yoga proporciona uma série de benefícios: maior flexibilidade, redução do estresse, alongamento dos músculos doloridos. No entanto, aqui estamos nós sentados, no sofá, e nossos tapetes de yoga juntando poeira. Mas aqui estão algumas novas motivações: novas pesquisas sugerem que a yoga faz mais do que simplesmente lidar com o estresse, a prática pode até ser usada como um tratamento eficaz para pessoas com transtornos de ansiedade.
Fazer alongamentos de yoga e ajustar a respiração pode melhorar os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada, mostra uma pesquisa. No estudo, 226 homens e mulheres com transtorno de ansiedade generalizada foram divididos aleatoriamente em três grupos, cada um recebendo um tratamento de saúde mental diferente: terapia cognitivo-comportamental (TCC), yoga Kundalini ou educação para gerenciamento de estresse. Cada tratamento foi administrado em grupos de três a seis pessoas em sessões semanais de duas horas por 12 semanas com 20 minutos de dever de casa diários atribuídos.
Leia Mais:
+ 5 posições de yoga para alongar, fortalecer e relaxar
+ 8 posições de yoga para aliviar a dor lombar
Após três meses, a TCC e a yoga mostraram-se “significativamente” mais eficazes no transtorno de ansiedade do que a educação para o controle do estresse. Mais da metade das pessoas que praticaram yoga por apenas três meses apresentaram melhora significativa dos sintomas. E embora a TCC tenha sido mais eficaz – sete em cada dez pessoas neste grupo melhoraram os sintomas, e os efeitos disso foram considerados ainda melhores seis meses depois – a pesquisa destaca que a yoga pode ser uma terapia complementar útil para aqueles que lutam com seus problemas mentais saúde.
“O transtorno de ansiedade generalizada é uma condição muito comum, mas muitos não estão dispostos ou não são capazes de acessar tratamentos baseados em evidências. Nossas descobertas demonstram que a ioga, que é segura e amplamente disponível, pode melhorar os sintomas de algumas pessoas com esse distúrbio e pode ser uma ferramenta valiosa em um plano de tratamento geral”, disse a principal autora do estudo, a professora Naomi Simon, da NYU Langone Health na cidade de Nova York, EUA.
O estudo sugere que, pelo menos a curto prazo, há um valor significativo para as pessoas com transtorno de ansiedade generalizada darem uma chance à yoga para ver se funciona para elas.
Definitivamente, você não deve abandonar o tratamento médico para doenças mentais em favor de ir direto para a yoga, mas a pesquisa sugere que pode valer a pena adicionar sessões semanais de ioga à sua rotina como parte do seu autocuidado. “Precisamos de mais opções para tratar a ansiedade porque diferentes pessoas responderão a diferentes intervenções e ter mais opções pode ajudar a superar as barreiras ao tratamento. Ter uma variedade de tratamentos eficazes pode aumentar a probabilidade de as pessoas com ansiedade se envolverem em cuidados baseados em evidências”, afirma Naomi.