XTERRA movimenta Ilha Grande com 5 mil pessoas em busca de esporte, saúde e diversão

XTERRA movimenta Ilha Grande com 5 mil pessoas em busca de esporte, saúde e diversão
Crédito das fotos: Rodrigo Barreto

A paradisíaca Ilha Grande, distrito de Angra dos Reis (RJ), foi invadida neste final de semana pela tribo do XTERRA BRAZIL, maior circuito de esportes outdoor do mundo que reuniu cerca de 5 mil pessoas em sua terceira etapa do ano.

+ Henrique Avancini é ouro no Pan-Americano de Mountain Bike

+ Lutador encontra no mountain bike uma nova paixão

+ Pro G-Land é adiado no domingo por ventos fortes na ilha de Java

Atletas (profissionais e amadores) participaram das provas de triathlon, corrida, natação e mountain bike e seus familiares se divertiram e cuidaram da saúde em atividades como corrida infantil, alongamento e ioga. Além de angrenses e visitantes que prestigiaram a programação do evento ao longo de três dias.

De acordo a TurisAngra (Fundação de Turismo de Angra dos Reis), o XTERRA contribuiu para uma taxa de 85% de ocupação nas pousadas e nos hotéis durante o período do evento, proporcionando grande movimentação na cultura, comércio e turismo da região.

XTERRA movimenta Ilha Grande com 5 mil pessoas em busca de esporte, saúde e diversão
Crédito das fotos: Rodrigo Barreto

A intensa movimentação na ilha foi motivo de comemoração para o dono de pousada Walmir Fernandes dos Santos, mais conhecido como Pillel. “O turismo deu um salto nesse final de semana. Foi lindo ver essa festa de 48 horas que mistura competição e diversão e espalhou muita gente na ilha. Só temos a agradecer a organização do XTERRA BRAZIL e à Prefeitura de Angra dos Reis. Estamos de braços abertos esperando o XTERRA sempre”, elogiou o comerciante.

O prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, comemorou os benefícios para a região. “O XTERRA é um dos maiores eventos off-road do mundo e reúne somente em Ilha Grande em torno de 5 mil pessoas entre competidores, familiares, amigos e população local. Contribui muito para aquecer a economia local e divulgar atrações turísticas deste destino que é patrimônio mundial reconhecida pela Unesco”, destacou.

“Isso aqui é um grande festival de esportes. Trouxemos cerca de 2 mil atletas, que vêm com seus acompanhantes e movimentam toda a cena local. Além de sucesso como prática esportiva, o XTERRA é um vetor para fomentar o turismo social e ecologicamente correto”, comentou Bernardo Fonseca, CEO da X3M, empresa proprietária do evento no Brasil.

XTERRA movimenta Ilha Grande com 5 mil pessoas em busca de esporte, saúde e diversão
Crédito das fotos: Rodrigo Barreto

A atleta Estela Marcondes exaltou a possibilidade de participar de uma prova junto com seus dois filhos. “O XTERRA Ilha Grande está marcando meu retorno ao esporte depois da maternidade. A escolha foi por ser uma prova extremamente bem organizada. As crianças curtiram muito o fato de correr também, tem festa, tem brincadeira, tem aula, tem música, por isso estamos aqui”, comentou.

Para incentivar a competição, os três primeiros atletas na categoria triathlon profissional (masculino e feminino) receberam troféu e premiação em dinheiro. Na principal prova de triathlon masculina, o primeiro colocado Rafael Gomes Juriti Ferreira cravou o tempo de 1h51m17s. Na segunda colocação, Hugo Amaral Horta Barbosa completou em 1h54m25s. O terceiro colocado Eric Cezar da Silva Santos fez o tempo de 2h03m17s. Na categoria feminina, a primeira colocada Rita de Cássia Barbosa Lima Vieira atravessou a linha de chegada em 2h44m38hs. A segunda colocada Aline de Barros Santos Brito marcou 2h46m28s. Fechando o pódio, a competidora Patrícia Cavalcante garantiu a terceira colocação com o tempo de 2h47m36s.

O XTERRA teve como patrocinador máster da etapa a Prefeitura Municipal de Ilha Grande e contou com o apoio de Speedo, Maçãs Turma da Mônica, Running Heroes e Michelob. Com realização da X3M Entretenimento, proprietária do XTERRA no Brasil, o evento ainda tem no calendário as etapas de Ibitipoca (MG), Ouro Preto (MG), Paraty (RJ), Estrada Real (MG), Ilhabela (SP), Itabira (MG) e Búzios (RJ).

-Publicidade-