O belga Wout van Aert decidiu deixar o Tour de France. A equipe do ciclista de 28 anos, Jumbo–Visma, divulgou um comunicado nesta quinta-feira (20) informando que Van Aert abandona a competição para ficar com a esposa, que está prestes a dar à luz ao segundo filho do casal.
O belga, que conquistou a camisa verde no Tour do ano passado, deixa a competição na última semana, com quatro etapas restantes.
Veja também
+ Diário do Tour: Pogačar quebra e Vingegaard se isola em 1º; Gall vence etapa
+ Estes são os aeroportos mais – e menos – estressantes da Europa
+ Geo-Rio diz que tirolesa no Pão de Açúcar não oferece risco geológico; obra segue suspensa
“Como todos sabem, a Sarah está grávida”, disse Van Aert no vídeo postado pela Jumbo–Visma.
🇫🇷 #TDF2023 @WoutvanAert has left the Tour de France to be with his wife Sarah who will give birth to their second child soon. More in the interview recorded yesterday morning. 🎥 pic.twitter.com/WWA7uoCVz4
— Team Jumbo-Visma cycling (@JumboVismaRoad) July 20, 2023
“As coisas estão começando a ficar um pouco apertadas em casa. Em consulta com a equipe, decidimos que meu lugar agora é lá.”
Van Aert deixa o Tour sem ter conquistado uma vitória no evento de 2023 – seu melhor resultado foi o segundo lugar nas etapas 2 e 15.
O belga subiu ao pódio quatro vezes no total, ficando em terceiro lugar nas etapas 8 e 16.
Van Aert ele não conseguiu repetir as proezas do ano anterior, quando venceu três etapas e conquistou o ranking por pontos.
No entanto, seu líder de equipe, Jonas Vingegaard, lidera a classificação geral por 7’35” após exibições impressionantes nas etapas 16 e 17.
“Eu muitas vezes tinha pernas para vencer a etapa, mas não aconteceu. Isso me deixa com sentimentos mistos”, disse Van Aert. “Resultados são uma coisa; o sentimento na bicicleta é outra. Foi muito bom. A experiência com os rapazes foi excelente.”
Embora Van Aert lamentou não chegar à famosa etapa final nas Champs-Elysées, o belga não demonstrou arrependimentos pela decisão. “Por um lado, é um sentimento estranho, mas não é um dilema. É uma decisão fácil”, disse.
“Eu sempre pensei que iria para casa quando minha esposa indicasse que precisava de mim. Esse momento chegou. Então, nesse sentido, não é um dilema.”
Van Aert sai com a sua equipe Jumbo-Visma liderando a classificação geral por equipes, 15’15” à frente da UAE Team Emirates de Tadej Pogacar.
O ciclista de 28 anos também deixa o Tour ocupando a quarta posição na classificação da camisa verde, com 154 pontos, 169 atrás do líder absoluto, Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck).