Depois de lançar um apelo para patrocinadores adicionais no início deste mês, o Women’s Tour criou uma campanha de financiamento coletivo para preencher uma lacuna financeira para o evento deste ano. A prova de ciclismo feminino é realizada na Inglaterra e no País de Gales, como parte do UCI Women’s World Tour.
+ Tour de France 2024 terminará na Riviera Francesa em contrarrelógio
+ Essas mulheres mudaram o ciclismo para sempre
Ao revelar a rota reduzida de cinco dias na semana passada para a edição de 2023, o organizador SweetSpot disse que ainda estava procurando por um patrocinador do título, bem como patrocinadores para três de suas quatro camisetas de corrida.
Na noite desta quinta-feira (16), a corrida lançou uma página do GoFundMe com o objetivo de arrecadar £ 100.000 (cerca de R$ 640.000). Nas primeiras 24 horas, a campanha arrecadou pouco mais de £ 3.000.
“Testemunhamos os fãs causarem um impacto significativo nos eventos de ciclismo de elite de uma perspectiva comercial e emocional em campanhas semelhantes”, disse Nick Bull, relações públicas e gerente digital do Women’s Tour. “Tendo sido inundado com mensagens de pessoas que desejam mostrar seu apoio à corrida na semana passada, lançar uma campanha de crowdfunding parecia a coisa lógica a se fazer. Ficamos impressionados com suas palavras gentis e todos os associados à corrida agradecem por seu apoio contínuo”.
A corrida deste ano deve começar em Stratford-upon-Avon – a casa de William Shakespeare – na quarta-feira, 7 de junho. A corrida seguirá para o sul em direção a Northampton antes de ir para o norte até Dalby Forest, antes de ir para o interior para as duas etapas finais com uma corrida de circuito no centro da cidade no último dia em Birmingham.
O Women’s Tour é um evento regular desde 2014, inicialmente começando como uma corrida de cinco dias antes de adicionar uma sexta etapa para a edição de 2019. A prova de 2020 não foi realizada devido às restrições impostas pela pandemia do coronavírus, enquanto a corrida de 2021 foi adiada para outubro.
O evento do ano passado foi o primeiro a apresentar cobertura ao vivo após o novo patrocinador Cottages.com fornecer o financiamento para as transmissões.
A bicampeã Lizzie Deignan está planejando participar da corrida quando retornar à ação competitiva no final deste mês – após dar à luz seu segundo filho.
“Será uma grande perda em termos de oportunidade para as equipas britânicas terem uma etapa como esta para correr, mas também a nível internacional. É uma corrida muito importante porque junho não tem muitas etapas, então é uma preparação brilhante antes dos campeonatos nacionais e do Tour de France”, disse Deignan à agência de notícias Press Association.
“A forma como a corrida é realizada é extremamente profissional e provavelmente foi a corrida mais profissional que tivemos no calendário. “[O Women’s Tour] é o que tenho pensado durante os treinos. Se for, preciso repensar todo o meu calendário.”