Por que sinto vontade de fazer cocô depois de tomar café?

Por que sinto vontade de fazer cocô depois de tomar café
Foto Shutterstock

Não há nada melhor do que uma xícara de café logo pela manhã. O cheiro energizante, o gosto doce e brilhante, e a quase garantia de que você terá vontade ir ao banheiro. Por que não falar claro, né? Todo mundo sabe que dá vontade de fazer cocô depois de tomar café. Por que exatamente isso acontece? Nós explicamos!

>> Siga a Go Outside no Instagram

Vontade de fazer cocô depois de tomar café

Toda vez que você come, seu estômago se estende para acomodar a comida e envia um sinal para o cólon, como um alerta de que para entrar comida, tem que sair alguma coisa para liberar espaço. Esse processo se chama peristaltismo. São contrações musculares em todo o intestino que movimentam a comida através do sistema. O café acelera esse processo.

Além de acelerar essas contrações, a cafeína também faz com que os músculos do cólon relaxem. Pronto: vontade irresistível de ir ao banheiro. Aliás, é por toda essa movimentação que algumas pessoas têm refluxo ácido quando bebem cafeína. Contudo, nesse caso, é o esfíncter do esôfago inferior que relaxa e leva ao refluxo.

Além da cafeína, a natureza ácida da bebida faz com que o corpo produza mais bile (o tipo de substância amarga e alcalina que faz seu estômago se agitar), que pode se acumular em seu intestino. O excesso de bile, portanto, é o motivo de algumas pessoas terem diarréia após beber café.

E há algo a fazer para parar de fazer cocô depois de tomar café?

Beber menos café é a resposta mais óbvia. Afinal, menos cafeína significa menos efeito laxativo. Essa também é a razão pela qual você nem sempre experimenta o mesmo efeito com refrigerante ou o chá, que tendem a ter níveis mais baixos de cafeína.

Mas se você simplesmente não consegue abandonar o café, mude o tipo de café que você consome. No expresso, por exemplo, a água fica em contato com o pó de café menos tempo, então tem menos cafeína.

Então eu tenho que cortar a cafeína?

Bom, fazer cocô depois de beber café realmente te incomoda tanto assim? Se a resposta for sim, vá em frente e tente cortá-lo. Mas tomar café e precisar fazer cocô logo depois não é um problema fisiológico. Inclusive muita gente usa o café para dar aquele empurrãozinho em um intestino preguiçoso.

Inclusive, uma boa notícia é que não há problemas a longo prazo associados a tomar uma xícara de café como meio de conseguir ir ao banheiro.

Contudo, se você tiver um trato digestivo sensível ou com algum problema digestivo, como a síndrome do intestino irritável, talvez seja necessário dispensar café para ajudar a aliviar seus sintomas.

-Publicidade-