Você deveria substituir ovo de galinha por ovo de codorna?

Por Joe BaurJoe Baur, da Outside USA

Você deveria substituir ovo de galinha por ovo de codorna?
Foto: Shutterstock

Os ovos de codorna precisam de reconhecimento pelo seu sabor e valor nutricional – essas pequenas potências podem merecer um lugar no seu café da manhã repleto de proteínas. Mas você deveria substituir o ovo de galinha pelo de codorna?

+ Comer ovo faz bem ou mal para a saúde? Entenda motivo da dúvida
+ 16 receitas com ovo cozido para variar a proteína
+ Quantos ovos se pode comer por semana?
+ 4 receitas de ovos mexidos diferentes para variar o cardápio

Substituir ovo de codorna por ovo de galinha: a parte nutricional

Os ovos de codorna têm cerca de um quinto do tamanho dos ovos de galinha, com manchas marrons pontilhando a casca. Aproximadamente cinco ovos de codorna (pesando 9g cada) equivalem a um ovo de galinha, que pesa 50g.

Embora um único ovo de codorna contenha apenas 14 calorias, é um alimento surpreendentemente rico em nutrientes, graças à sua gema proporcionalmente grande. Suas gemas representam cerca de metade do seu peso, enquanto as gemas dos ovos de galinha representam apenas 35%. Por esse motivo, mordida por mordida, os ovos de codorna contêm mais cálcio, vitamina E e riboflavina. Gema maior, mais vitaminas!

Ao mesmo tempo, a gema maior também significa que há mais colesterol nos ovos de codorna (76 mg por ovo) do que nos ovos de galinha (165 mg por ovo). E como cinco ovos de codorna equivalem ao mesmo volume de um único ovo de galinha, esses 76 mg somam 380 mg. É um número grande, certo? Bem, o colesterol em ambos os ovos é a lipoproteína de alta densidade (HDL), ou como algumas pessoas chamam, “colesterol bom”. De acordo com a Mayo Clinic, o HDL recebe o rótulo de colesterol “bom” porque supostamente ajuda a remover outras formas de colesterol da corrente sanguínea.

No entanto, esta afirmação foi contestada por um estudo de 2022 que desafia os benefícios do colesterol “bom”. A pesquisa descobriu que o colesterol HDL nem sempre significa menor risco de doenças cardiovasculares, o que já foi considerado um fato. Mais pesquisas precisam ser feitas sobre o tema para confirmar o papel do colesterol HDL na nossa saúde; converse com seu médico se não tiver certeza de quanto colesterol é adequado para sua dieta.

Cozinhando com ovos de codorna

Os ovos de codorna e de galinha têm gosto semelhante, com uma distinção. “Ovos de codorna são mais cremosos e saborosos”, diz Beth Lipton, autora de livros de receitas e treinadora de saúde nos Estados Unidos. “Em termos de comparação do sabor dos ovos de galinha e de codorna, depende um pouco do tipo de ovo de galinha que você está acostumado a comer. Se você comer ovo de galinha caipira, poderá estar acostumado a um sabor ligeiramente mais terroso ou herbáceo do que os ovos criados convencionalmente. Os ovos de codorna têm a mesma qualidade.”

A gema grande de um ovo de codorna cria um sabor rico e cremoso que pode ser descrito como mais suave e suave do que os ovos de galinha.

A desenvolvedora de receitas Kathleen Higashiyama diz que, além do tamanho da gema, uma das maiores diferenças entre cozinhar ovos de codorna e de galinha é o tempo.

“O tamanho pequeno afeta mais o tempo de cozimento do que o tamanho da gema”, diz ela. “Ovos de codorna cozidos levam apenas alguns minutos para cozinhar para obter claras sedosas e gemas com geléia, contra 6 a 7 minutos para um ovo de galinha.”

As gemas não são a única parte complicada. Suas cascas podem ser difíceis de quebrar. “Eles são frágeis por fora, então podem quebrar”, diz Lipton. “Mas a membrana dentro da casca é mais flexível do que a de um ovo de galinha, então você não pode simplesmente quebrar os ovos de codorna como se faz com os ovos de galinha.

Ela sugere usar a ponta de uma faca afiada para furar a parte superior, ou cortá-la com uma pequena faca serrilhada ou comprar uma tesoura de ovo de codorna para manusear mais facilmente a casca mais macia, diz Lipton. Essa tesoura tem um lado para segurar o ovo com segurança no lugar e outro lado para cortar com precisão a parte superior da casca, deixando a gema intacta.

Use a proporção de cinco para um quando uma receita pede ovo de galinha e você deseja usar codorna. No entanto, como os ovos de codorna são mais caros e menos disponíveis do que os ovos de galinha, você pode querer economizar ao usá-los em receitas onde seu sabor rico e cremoso será destaque. Além disso, a natureza pequena dos ovos de codorna os torna ótimos aperitivos independentes.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo