O vinagre é um elixir líquido e seus usos são literalmente infinitos. Muitas variedades não apenas têm um sabor incrível em saladas, pratos de frango e lanches. Mas o vinagre como desinfetante é frequentemente usado em tudo, desde lavanderia até limpeza doméstica. O vinagre também é super barato (e natural, se você costuma comprar produtos sem adições químicas). É algo que você provavelmente tem em casa!
+ Banho de sal grosso: veja como fazer e benefícios
+ Banho de assento: como fazer e para que serve
Mas antes de trocar todos os seus desinfetantes por um pano e uma garrafa de vinagre, você deve saber algumas coisas sobre até onde vai o poder desinfetante do vinagre. E se você realmente quer ter certeza de que sua casa e comida permanecem livres de germes, convém ler. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o uso de vinagre como desinfetante.
Então, o vinagre é realmente um desinfetante?
A resposta curta é sim – mas é um pouco mais complicada do que isso. De fato, o vinagre tem atividade desinfetante. Ele é composto basicamente de ácido acético, que tem a capacidade de destruir bactérias e vírus. Contudo, os especialistas observam que a maioria dos desinfetantes comerciais são bem mais eficazes.
A ciência ainda é um pouco escassa sobre a eficácia do vinagre como desinfetante, mas houve alguns estudos que mostraram que o vinagre tem propriedades antibacterianas. Isso especialmente quando se trata de matar bactérias nos alimentos durante a sua preparação. Um pequeno estudo mostrou que reduções ou compressas de vinagre podem realmente ter esse efeito. Reduzir a presença de bactérias como Salmonella, por exemplo, quando usados por 15 minutos ou mais.
Em um pequeno estudo que analisou a eficácia de produtos de limpeza químicos e naturais, o vinagre de 6% foi antimicrobiano e diminuiu a presença de Staphylococcus aureus e E. coli. Mas não tão eficaz quanto os desinfetantes mais comuns. E você precisa permitir pelo menos meia hora de exposição ao vinagre como desinfetante. Outro estudo descobriu que, após 30 minutos, um ácido acético de 6% matava eficientemente a bactéria M. tuberculosis. Além do mais, 10% de vinagre de malte pode ser útil na morte de vírus influenza, segundo um artigo de 2010.
Embora esses resultados sejam promissores, precisamos de mais pesquisas sobre que tipos específicos de vinagre. E também em que porcentagem de acidez são eficazes para matar uma quantidade substancial de germes.
Também é importante observar que o vinagre *não* está na lista de desinfetantes certificados da Anvisa. Em suma, é melhor usar vinagre apenas para fins desinfetantes no contexto da preparação de alimentos. Não limpar os germes das superfícies ou, digamos, limpar feridas ou tratar infecções corporais.
Vinagre como desinfetante: Se só tenho ele, que tipo de vinagre seria o melhor desinfetante nesse caso?
O tipo de vinagre mais usado como desinfetante é o vinagre branco. Isso ocorre porque o vinagre branco tende a ser o mais ácido, entre 4 a 7% de ácido acético. Enquanto os vinagres de cidra e vinho costumam estar mais próximos de 5 a 6% de ácido acético. Mas isso não torna outros vinagres totalmente inúteis. Os outros também funcionam porque podem têm ácido acético, porém são ainda menos eficazes.
O vinagre pode ser usado em superfícies como vidro, janelas, paredes, armários, pisos, pias, cooktops e cafeteiras. Mas não deve ser usado em superfícies como pedra natural, madeira encerada, ferro fundido ou alumínio.
Além disso, a limpeza com vinagre não é adequada para superfícies com alto risco de contaminação de alimentos. São eles: tábuas de corte e prateleiras/gavetas da geladeira. Para esses, a NSF sugere o uso de uma solução de água sanitária. Ele também observa que você nunca *deve* combinar vinagre com água sanitária ou água oxigenada, pois pode criar vapores tóxicos.
Quais desinfetantes devo usar em vez de vinagre?
É melhor usar desinfetantes comerciais comuns e etanol (também conhecido como álcool), segundo estudos.
Além disso, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) afirmam que soluções diluídas de alvejante doméstico e soluções alcoólicas com pelo menos 70% de álcool são eficazes no combate a vírus.