Ventos de 75km/h derrubaram uma réplica da Estátua da Liberdade, localizada na loja da Havan em Capão da Canoa (RS) como símbolo da rede varejista, nesta segunda-feira (24).
A cidade do litoral norte do Rio Grande do Sul não tem estação para medir a intensidade das rajadas de ventos, de acordo com o G1, mas devido aos estragos, profissionais da empresa de meteorologia Somar estimam que foram registrados ventos de 75km/h na região.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o primeiro chamado sobre a queda da estátua ocorreu por volta das 7h, de acordo com informações da revista IstoÉ. Ninguém ficou ferido, de acordo com a corporação.
Leia mais
+ Temporada de furacões deve ser acima do normal em 2021
+ República Democrática do Congo sofre com erupção vulcânica
+ Queda de teleférico mata 14 na Itália
A Havan confirmou que a queda da estátua aconteceu devido a uma forte ventania. A loja também disse que a equipe de engenharia da empresa já está providenciando os reparos da réplica do monumento estadunidense.
Segundo o serviço meteorológico Metsul, o forte vento é provocado por um ciclone extratropical que atua entre Buenos Aires, o Uruguai e o Rio Grande do Sul desde a madrugada de domingo.
Em Porto Alegre, as rajadas oscilaram entre 50 km/h e 70 km/h, ontem, nos diferentes pontos da capital. O forte vento acompanha o ingresso de uma massa de ar frio que é impulsionada pelo ciclone para o Sul do Brasil.
Nesta segunda (24) a Marinha do Brasil emitiu um alerta para ventos de mais de 80 km/h no Litoral do Rio Grande do Sul. Desde a última sexta-feira (22), cidades do Rio Grande do Sul registraram fortes rajadas, ainda segundo o G1.
Veja um vídeo da Estátua da Liberdade da Havan já derrubada pelo vento e quebrada no chão:
Ventania provocada por ciclone derruba estátua da Havan em Capão da Canoa ⤵ Imagens: Capão Denúncias/Especialhttps://t.co/tmw74knLHd pic.twitter.com/ryEW6uTPfv
— Jornal NH (@jornalnh) May 24, 2021
— Ivone Maria Mallmann (@IvoneMallmann) May 24, 2021